TREINAMENTO

Sesau capacita técnicos municipais sobre lançamento de dados em programas de saúde

14 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Avaliação feita pelo Ministério da Saúde é baseada na alimentação do sistema e no desenvolvimento das atividades

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), monitora e capacita técnicos municipais das Secretarias de Saúde nos 52 municípios do Estado. A capacitação é voltada para os lançamentos de dados nos programas Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), Obesidade, Vitamina A, NutriSUS, Ferro, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e Academia da Saúde.

O Ministério da Saúde anualmente repassa recursos financeiros para o desenvolvimento das ações e dos programas: Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), Obesidade, Vitamina A, NutriSUS, Ferro, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e Academia da Saúde (Eaab). Em época de pandemia, o órgão federal disponibiliza recursos extras que devem ser informados ao Sistema de Monitoramento da Atenção Primária à Saúde (APS).

A Coordenadora Estadual da Alimentação e Nutrição, Sara Alves, explica que “a avaliação feita pelo Ministério da Saúde é baseada na alimentação do sistema e no desenvolvimento das atividades, o que se reflete na obtenção dos recursos necessários para atender a população”.

Além disso, elevar o conhecimento técnico destes profissionais, é uma das medidas para alcançar o objetivo e estar alinhado com o Ministério da Saúde.

Mesmo com a pandemia dificultando as capacitações presenciais, até o momento, 16 municípios já foram visitados em 2021. A meta é que todos os 52 municípios recebam as instruções necessárias para repassar as informações nos sistemas dos programas.

O coordenador da APS, Claudemilson Duran, destaca a importância do treinamento como algo que precisa ser contínuo. “Com a grande rotatividade de coordenadores da APS e gestores municipais se faz necessário capacitar e monitorar os municípios de maneira constante. Também é de suma importância fazer a sensibilização dos novos gestores para adesão dos programas do Ministério da Saúde”, finaliza.

MUNICÍPIOS

– Vale do Paraíso