Governo de Rondônia
28/03/2024

RELATÓRIO DE GESTÃO

Sesau realiza oficina de treinamento para o planejamento estratégico voltado para indicadores de Rondônia

10 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A coordenadora Marcela Barros destaca a participação de técnicos renomados

Com o objetivo de ampliar os indicativos positivos obtidos em 2016, publicados no Relatório de Gestão, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), inicia nesta terça-feira (11) e estende até quarta-feira (12), treinamento de lideranças voltadas para o planejamento estratégico e uso de indicadores do Relatório de Gestão do setor em Rondônia, que acontecerá no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho.

O treinamento – voltado para diretores de todas as unidades de saúde da rede estadual -,  faz parte do programa permanente de educação, implantado pelo governo do Estado, informa a coordenadora da Política de Educação Permanente de Rondônia, Marcela Milrea Barros.

De acordo com a coordenação, no total, 32 profissionais que estão em cargos de lideranças nas unidades de saúde do Estado participam do treinamento. Estão na pauta da oficina temas como: construção da missão, visão, valores e legado da sua instituição; análise de SWOT e análise das estratégias de sua instituição; construção de planejamento estratégico; construção de indicadores estratégicos, entre outros assuntos ligados à proposta de descentralização da alta complexidade, bem como a busca pela manutenção dos indicadores positivos e ampliação da qualidade dos serviços oferecidos pelo governo de Rondônia, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Marcela destaca a participação de técnicos renomados: Danilo Carvalho Oliveira, com experiência em hospitais como Sírio Libanês, especialista em gestão das Redes de Atenção à Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participa, também, Gustavo Meira, mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

METAS

O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, destaca o avanço que o setor de saúde de obteve nos últimos anos. Ele cita como exemplo que o número de leitos hospitalares em Rondônia cresceu 66,30% no período entre 2010 e 2016. Os dados estão no Relatório de Gestão – publicado anualmente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) -, uma espécie de anuário com todos serviços realizados, atendimentos e investimentos feito governo de Rondônia no setor, diz o secretário.

A proposta das oficinas, dos treinamentos e cursos oferecidos pelo governo de Rondônia tem como meta manter e ampliar os indicadores positivos que projetam o Estado como um dos mais eficientes em gestão na área de saúde pública.

De acordo com o Relatório de Gestão, em 2010 o Estado dispunha de 969 leitos – diretos, onde o Estado é dono -, e 25 contratualizados – quando o governo compra o serviço com base na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2016, é oferta de 1.653 leitos no programa de Atenção Hospitalar. Somam-se à rede mais 250 leitos contratualizados, um número quase dez maior do que em 2010, quando o governo implantou os programas de gestão e descentralização do atendimento.

Desse total, informa Williames Pimentel, 262 leitos são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a oferta em UTI, o Estado supera o teto estimado pelo  Ministério da Saúde (MS) que prevê os leitos de UTI seja de um percentual de 10% da população. Considerando que, segundo IBGE, Rondônia tem 1.588.891 habitantes, a Sesau oferta hoje mais de 50 leitos acima do teto do Ministério da Saúde.

Leia mais notícias de Saúde


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo