Governo de Rondônia
20/04/2024

ALINHAMENTO

Sesau participa de reunião do Conass em Brasília; prova unificada para residências médicas foi um dos temas

30 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Secretários Estaduais de Saúde do país durante reunião do Conass, em Brasília

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), participou, na  última quarta-feira (28), em Brasília, da sétima assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O encontro contou com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apresentou aos gestores a proposta de adesão à prova unificada para residência médica.

A unificação vai incrementar a capacidade de vagas ociosas. As Secretarias Estaduais de Saúde têm até 15 de agosto para adesão, sem custos. A Ebserh está articulando também com o Ministério da Saúde e Hospitais das Forças Armadas para adesão ao projeto.

Durante a reunião, foi abordado ainda a questão das cirurgias eletivas com o intuito de avaliar e discutir as dificuldades encontradas na execução dos procedimentos cirúrgicos e na utilização dos recursos, afim de debater novas estratégias para 2022, além da vacinação contra a covid-19, sobre a importância dos estados e municípios seguirem o Programa Nacional de Imunização (PNI), no que concerne às orientações relacionadas a grupos prioritários e faixas etárias.

O secretário da Saúde de Rondônia e vice-presidente da região Norte do Conass, Fernando Máximo, comentou que foi um encontro importante para alinhar ideias e projetos. “A prova unificada para residências médicas é essencial para avaliar o conhecimento do profissional, além de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar a ocupação das vagas de acesso direto. Quanto as cirurgias eletivas, a população necessita dos procedimentos e a pauta discutida demostra a preocupação que temos com as pessoas para que todos sejam beneficiados”.

Máximo concluiu falando que a vacinação é fundamental para imunizar os cidadãos contra o coronavírus. “Precisamos continuar nos cuidando para quebrar a cadeia de transmissão do vírus”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sarah Silva
Fotos: Arquivo Conass
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo