Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Sesau realiza capacitação de profissionais de saúde da PM de Porto Velho para abordagem e tratamento do tabagismo

11 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Dr. Matheus Basso ministra palestra sobre o Malefícios do cigarro

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através da coordenação do Programa Estadual do Controle do Tabagismo e a convite do coronel PM Mauro Florês Corrêa, comandante-geral da PMRO, realiza entre os dias 10 e 12 de fevereiro, no auditório da diretoria de serviço social da Polícia Militar, a capacitação de 20 profissionais de saúde da corporação entre médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, para a implantação do programa dentro da corporação.

“Sabemos que dentro da PM há um nível elevado de estresse, e o tabaco acaba sendo um refugio para alguns militares. Com esse proposito, nós técnicos do Estado, da secretaria de saúde, viemos ministrar essa qualificação, no intuito de mostrar os malefícios causados pelo uso do cigarro”, destacou  a coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, Ana Carla de Souza Lima.

De acordo, ainda, com a coordenadora do programa, entre as principais causas para o uso do tabaco, encontra-se o estresse, seguido por situações conflitantes no trabalho.

“A profissão de policial militar exige versatilidade de atitudes e comportamentos que, para obter êxito na profissão, é necessário controle emocional e preparação física, em função de o trabalho ocorrer num ambiente diversificado. Sob grande estresse, pela exposição da sua vida a situações adversas, os policiais tendem a predispor ao tabagismo, estilo de vida incorreto, o qual pode comprometer seu rendimento físico e mental, a saúde de uma maneira geral”, explicou Ana Carla de Souza.

A dentista capitã PM Engel Maydionaha Silva de Lima destacou a importância da iniciativa. “A partir dessa qualificação nós poderemos estender os benefícios para nossa casa, nossa corporação, pois temos profissionais de saúde, oficiais e praças na nossa diretoria de Serviço Social. O conhecimento pode ser compartilhado tanto para os policiais militares quanto para outros colegas das demais forças de segurança pública que não tem equipe de saúde, além de seus familiares. Capacitar os profissionais que já temos para serem incluídos nos programas é importantíssimo e nós sabemos que temos uma demanda muito grande dentro da corporação que precisa ser orientado”, destacou a dentista.

“O desejo de servir de cooperar e agir na vida do colega e a da família é muito forte entre nós, então quanto mais capacitados nós tivermos, mais turma nós podemos abrir e mais turmas poderemos atingir. Estamos muito gratos em termos essa capacitação aqui”, disse a capitã PM Engel Maydionaha.

Palestras sobre os Malefícios do Cigarro, ministradas pelo doutor Matheus Basso; Protocolo Clínico, pelo doutor Coutinho e Oficinas Terapêuticas  são assuntos tematizados durante a capacitação, realizada ao longo de dois dias, no auditório da diretoria de Serviço Social da Polícia Militar, em Porto Velho.

Leia mais:

Consultores iniciam projeto do novo pronto-socorro de Rondônia

Força tarefa realiza mais de três mil exames de ressonância nas regiões do Café e Sul de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo