29/03/2024

Sesau realiza oficina para apresentar programa Mais Médicos

14 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou na manhã desta sexta-feira, 14, encontro com prefeitos e secretários de Saúde de vários municípios de Rondônia. O técnico do Ministério da Saúde (MS) Ubirajara Sampaio mostrou para os gestores a importância do programa Mais Médicos. Também foi realizada uma oficina preparatória para receber os profissionais.

De acordo com o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, este é o terceiro ciclo do Programa Mais Médico para o Brasil com os respectivos municípios. No início do mês de março vieram para o estado, mais 57 médicos Cubanos e 4 intercambistas individuais, que ao todo, somam 179 médicos em Rondônia, que ajudarão no atendimento aos pacientes dos municípios, em especial os de pouco acesso, afirmou.

O secretário lembrou ainda que antes da chegada dos médicos ao estado e encaminhá-los aos municípios, “primeiramente eles passam por uma capacitação, onde conhecem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS)  e a nossa realidade,” disse Pimentel.

Serão contemplados neste terceiro ciclo os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Cacaulândia, Cacoal, Colorado D’Oeste, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de moura, Seringueiras, Vilhena e Cujubim.

A iniciativa agrada aos gestores. O prefeito de Alto Paraíso, Marcos Aparecido Leghi, disse que no seu município tem 17.500 habitantes, e já conta com um médico Cubano, e agora com a chegada de mais um os atendimentos tendem a melhorar.

Para o prefeito, iniciativas como estas da Sesau, além de capacitar, também “nos informa melhor sobre o programa e nos mostra como receber os profissionais, pois ajuda a entender melhor o funcionamento do Mais Médicos”, afirma Marcos Aparecido.

A oficina contou a as presenças do secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, o secretário municipal domingos Sávio, e demais autoridades.