PLANEJAMENTO

Sesau realiza oficina para fortalecer gestão do SUS em Rondônia e iniciar construção do Plano Estadual de Saúde

19 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

PLANEJAMENTO – Oficina discute gestão estadual do SUS com foco na criação do Plano Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou semana passada, em Porto Velho, a 1ª Oficina do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do  Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos foram conduzidos pela facilitadora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, unidade de Saúde referência em alta complexidade, certificada pela Joint Comission Internacional (JCI), Lara Paixão.

Neste primeiro encontro, foram identificados os macroproblemas da Sesau, bem como diretrizes resolutivas.

O projeto é parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e HAOC.

O objetivo é  ofertar  ferramentas práticas e conceituais que orientam a elaboração dos instrumentos de gestão estratégica, para gerir a construção do Plano Estadual de Saúde (2020-2023).

EM TEMPO – Profissionais debatem estratégias para melhoria da Saúde

A equipe trabalha ainda para alinhar aos demais instrumentos de planejamento (PPA, LDO  e LOA), com o objetivo de fortalecer a gestão estratégica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com a coordenação, o projeto tem como produtos a construção conjunta de Mapas Estratégicos, Planos de Ação e Tábuas de Indicadores, a partir da análise situacional, considerando as diferentes realidades regionais e as necessidades de saúde da população, de forma a propiciar melhor cuidado aos cidadãos e maior eficiência para a gestão do sistema de saúde.

Para a construção dos produtos foi formado um Grupo de Trabalho com servidores de áreas estratégicas da Sesau e diretores das unidades de saúde. As oficinas acontecerão uma vez por mês até julho deste ano, mas, o projeto segue até fevereiro de 2020 ,com o monitoramento das ações desenvolvidas.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo