Governo de Rondônia
Sábado, 12 de junho de 2021

Segurança

Sesau realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em unidades de Saúde do estado

23 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SIPAT 2015_Semana interna de prevenção contra acidentes de trabalho_Joelma Sampaio-adjunta do HB_23.11.15_Foto_Daiane Mendonça (6)

Abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Visando orientar e conscientizar os funcionários do setor de Saúde quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia realiza a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”(Sipat), que iniciou na manhã desta segunda-feira (23) no auditório da Fhemeron.

A atividade é promovida em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) das unidades de saúde do complexo norte, que é composto pela Policlínica Osvaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme Damião e Hospital de Base Ari Pinheiro e conta com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa).

Juscelino Durgo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, apontou o setor de saúde no Brasil como um setor ainda muito desassistido. Segundo ele, de acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência, no período de 2011 a 2013 o setor da saúde apresentava 10% dos casos de acidentes do trabalho, passando em números até de setores como indústria de automação e construção civil.

Juscelino Durgo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego

Juscelino Durgo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego

“Durante a programação vamos levantar as problemáticas enfrentadas pelo setor de saúde, para que possamos, a partir dos problemas, criar uma atitude prevencionista e mudar a realidade. Vemos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho como um avanço, uma renovação do setor público e esperamos que a Saúde de Rondônia seja vista com uma nova cara”, ressaltou Juscelino Durgo.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho, Allan Morais, a principal dificuldade enfrentada com os funcionários da área da saúde é a resistência que os mesmos têm em conscientizar-se dos riscos que existem no ambiente de trabalho. “Percebemos que a resistência é muitas vezes provocada pela própria cultura de falta de segurança do  trabalho, uma realidade vivida pelos servidores durante muitos anos aqui no estado e que está sendo mudada. Hoje a segurança do trabalho está presente e atuante, trazendo a tona um processo de melhoria continua no ambiente de trabalho”, frisou.

Servidores participam de palestras sobre a segurança do trabalho

A diretora adjunta do Hospital de Base Ari Pinheiro, Joelma Sampaio, lembrou que a atividade reforça a campanha de valorização do servidor, que está sendo desenvolvida pela Sesau. “Precisamos assumir uma cultura de segurança, o funcionário público busca por isso. Ao reconhecer as condições e práticas inseguras podemos tomar atitudes para evitar resultados indesejáveis quanto à saúde e segurança dos trabalhadores”, destacou.

Durante a Sipat serão realizadas palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, buscando desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A programação segue até o próximo dia 27 com atividades a serem realizadas no auditório da Fhemeron e nas unidades de saúde do complexo norte.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Previdência, Rondônia, Saúde, Segurança, Servidores


Compartilhe