Sábado, 12 de junho de 2021

Segurança

Sesau realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho em unidades de Saúde do estado

23 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SIPAT 2015_Semana interna de prevenção contra acidentes de trabalho_Joelma Sampaio-adjunta do HB_23.11.15_Foto_Daiane Mendonça (6)

Abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Visando orientar e conscientizar os funcionários do setor de Saúde quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia realiza a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”(Sipat), que iniciou na manhã desta segunda-feira (23) no auditório da Fhemeron.

A atividade é promovida em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) das unidades de saúde do complexo norte, que é composto pela Policlínica Osvaldo Cruz, Hospital Infantil Cosme Damião e Hospital de Base Ari Pinheiro e conta com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa).

Juscelino Durgo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, apontou o setor de saúde no Brasil como um setor ainda muito desassistido. Segundo ele, de acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência, no período de 2011 a 2013 o setor da saúde apresentava 10% dos casos de acidentes do trabalho, passando em números até de setores como indústria de automação e construção civil.

Juscelino Durgo, auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego

“Durante a programação vamos levantar as problemáticas enfrentadas pelo setor de saúde, para que possamos, a partir dos problemas, criar uma atitude prevencionista e mudar a realidade. Vemos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho como um avanço, uma renovação do setor público e esperamos que a Saúde de Rondônia seja vista com uma nova cara”, ressaltou Juscelino Durgo.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho, Allan Morais, a principal dificuldade enfrentada com os funcionários da área da saúde é a resistência que os mesmos têm em conscientizar-se dos riscos que existem no ambiente de trabalho. “Percebemos que a resistência é muitas vezes provocada pela própria cultura de falta de segurança do  trabalho, uma realidade vivida pelos servidores durante muitos anos aqui no estado e que está sendo mudada. Hoje a segurança do trabalho está presente e atuante, trazendo a tona um processo de melhoria continua no ambiente de trabalho”, frisou.

Servidores participam de palestras sobre a segurança do trabalho

A diretora adjunta do Hospital de Base Ari Pinheiro, Joelma Sampaio, lembrou que a atividade reforça a campanha de valorização do servidor, que está sendo desenvolvida pela Sesau. “Precisamos assumir uma cultura de segurança, o funcionário público busca por isso. Ao reconhecer as condições e práticas inseguras podemos tomar atitudes para evitar resultados indesejáveis quanto à saúde e segurança dos trabalhadores”, destacou.

Durante a Sipat serão realizadas palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, buscando desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A programação segue até o próximo dia 27 com atividades a serem realizadas no auditório da Fhemeron e nas unidades de saúde do complexo norte.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça