Governo de Rondônia
26/04/2024

PREVENÇÃO

Sesau realiza treinamento de coleta de material de vias respiratórias para profissionais de saúde

17 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de Influenza e Coronavírus da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), realizou na segunda-feira (17), no auditório do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, o treinamento para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, sobre a coleta de material de vias respiratórias.

Objetivo é oferecer mais capacidade técnica para os profissionais que lidam no dia a dia com situações de patologias de tratos respiratórios, seja bacteriana ou influenza, mostrando a maneira correta de coletar o material.

“Estamos melhorando a técnica para garantir um bom material. Já usamos um protocolo de coleta pela influenza H1N1, que temos há muito tempo, e nos meses de janeiro e fevereiro registramos bastantes incidências de vírus respiratórios e a maneira de coleta é semelhante”, disse a infectologista Andrea Barbieri.

De acordo com epidemiologista Soraya Beleza, a prevenção ainda é a melhor solução para combater qualquer doença. “Como essa pandemia no mundo todo, o Hospital de Base, que é uma unidade de alta complexidade e o único do Estado, está de portas abertas. Em alguns atendimentos, como o centro obstétrico e maternidade, referencia em gravidez de alto risco, UTI Neo-Natal e UTI adulto, os pacientes chegam de outras unidades. Então temos que fazer prevenção e todos os profissionais precisam ter essa capacitação para estarem preparados para enfrentar qualquer eventualidade”.

O treinamento será em duas etapas, um aconteceu na segunda-feira (17) e o outro será no próximo dia 20, a intenção é capacitar o maior número de profissionais possíveis.

“Sabemos que todos os esses profissionais têm capacidade técnica, porém esse treinamento vem garantir o passo a passo para que não ocorra contaminação no momento da coleta”, enfatizou Soraya Beleza, epidemiologista.

Leia mais:

 Diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia

 Projeto Enxergar realiza cerca de 120 cirurgias de catarata por dia em mutirão na região do Café e Vale do Guaporé

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo