SEGURANÇA

Sesdec anuncia formação de mais policiais ao discutir com moradores a segurança pública da zona Leste de Porto Velho

03 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário de Segurança em reunião com moradores da zona Leste

Para tratar sobre o aumento da criminalidade e o reforço do policiamento na zona Leste de Porto Velho, o secretário estadual de Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, recebeu na última  segunda-feira (1), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), diretores de escolas e presidentes de associações de moradores de bairros. A pauta central da discussão foi o aumento da criminalidade no bairro Ulisses Guimarães.

Na ocasião, Reis franqueou a palavra a todos os presentes e ouviu atentamente as reivindicações. O secretário não descartou a necessidade do aumento do efetivo policial, mas afirmou que a união das Polícias Militar e Civil em operações tem surtido efeitos positivos. “Nos últimos quatro anos mais de sete toneladas de drogas foram retiradas das ruas. As drogas são o principal fomentador dos roubos e homicídios”, disse.

A Sesdec pretende regionalizar o policiamento, direcionando com base nos indicadores de criminalidade. Os bairros com maior incidência de crimes receberão reforço, com mais operações.

Reis observou que as principais mazelas da sociedade recaem sobre a segurança pública, por isso, na sua opinião, não adianta apenas aumentar o efetivo policial, “se não tivermos uma iluminação de qualidade nas ruas, asfalto, educação e esporte, fatores que contribuem para a consolidação da criminalidade. A soma desses esforços fará a diferença”, destacou o secretário.

Quanto ao efetivo policial que ainda é insatisfatório, Reis revelou que o governador Confúcio Moura está sensível à situação, e que uma nova turma de aprovados em concursos da Polícia Militar e Civil vai iniciar academia. Ele informou também que a Secretaria está em tratativas para convocar os policias da reserva remunerada para dar um reforço.

O secretário se comprometeu que durante o encontro com os secretários de outras pastas, irá levar a necessidade dessa integração, saúde, educação, esporte e segurança. “A segurança pública se faz com prevenção. Acabar com a criminalidade é impossível, mas podemos dar maior sensação de segurança”, afirmou.

Outras reivindicações dos moradores foram a reativação do posto da Polícia Militar do bairro Ulisses Guimarães; intensificação das operações durante a noite, nos horários de saída dos alunos; e o retorno dos serviços dos Correios.

Participaram da reunião, o gerente de Planejamento da Sesdec, André Roberto; o diretor-executivo, Gustavo Rosa; o gerente de Integração de Segurança Pública, José Hélio Pachá; o secretário adjunto de Segurança, coronel Adilson Pinheiro; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Setor 16 (Conseg), Anderson Nãnan.

Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins