Governo de Rondônia
29/03/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Sesdec lança projeto vizinhança segura

04 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Um equipe composta pelo secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), pelo comandante geral da Polícia Militar e por oficiais do Comando do 5º Batalhão de Policia Militar, que visitaram nesse final de semana, os moradores da Zona Leste de Porto Velho. O Encontro  contou com a participação de lideranças dos bairros que compõem aquela a região do bairro Marcos Freire e, além do diálogo para apresentar as ações de policiamento para melhorar a segurança, foram ouvidas as lideranças dos bairros vizinhos quanto as demandas mais emergentes. A ideia é aproximar a Polícia Militar da comunidade e trazer a população à estar presente nas questões de segurança pública.

Secretário Ronimar Vargas Jobim ouviu as necessidades dos moradores da Zona Leste

Para o secretário da Sesdec – Ronimar Vargas Jobim, é fundamental reativar o Conselho Comunitário de Segurança Pública daquelas comunidades, que será representado por líderes de bairro para atender os anseios dos cidadãos. “Não estamos aqui só pela questão de policiamento, e sim, para atender outras demandas que são de responsabilidade de secretarias estaduais e municipais, o nosso modelo de gestão segue a orientação do governo do estado em ajudar as pessoas a resolverem problemas como a falta de iluminação pública, que acaba interferindo diretamente na segurança de todos nós apontou o secretário.

O Projeto Vizinhança Segura começa a funcionar com o cadastramento dos moradores do Marcos Freire e bairros da Zona Leste. Depois a PM criará um grupo de whatsapp para receber informações referentes a atuação criminosa de meliantes que estejam atuando naquela redondeza, além de outros assuntos referentes às necessidades daquela comunidade que necessite da intervenção militar. Esse projeto piloto depois chegará aos demais bairros da capital até alcançar todo o Estado de Rondônia. Assim esclarece a Capitã Gleissa da PM.

O comandante da Polícia Militar, Ronaldo Flores, afirma que o projeto Vizinhança Segura busca reduzir os índices da criminalidade. “A polícia sozinha não conseguirá resolver os problemas da segurança pública, mas com o apoio de órgãos e da comunidade organizada é possível dar um basta na violência,” afirmou Ronaldo.

O Padre da Paróquia São Perpétuo Socorro, José Geraldo da Silva, que trabalha na pastoral social da Arquidiocese de Porto Velho, foi escolhido pela comunidade do bairro Marcos Freire para mediar as negociações entre Secretaria de Segurança e moradores. “A reunião foi satisfatória, atingiu nossos objetivos. Agora o próximo passo e o Conselho de Segurança Pública que será o instrumento para resolvermos os problemas decorrentes em nossa comunidade,” declarou o padre.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Léia Castro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo