Governo de Rondônia
28/03/2024

SAÚDE MENTAL

Sesdec oferece atendimento psicológico para servidores das Unisps em quatro municípios

28 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Psicóloga Vilene Parlote, fala da promoção e da qualidade na vida laboral

Pensando na saúde mental e qualidade de vida dos servidores das Unidades Integradas de Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está realizando ações de acompanhamento psicossocial.

A iniciativa faz parte do projeto Voluntariar e foi implantada em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. O atendimento é realizado de forma gratuita aos servidores lotados na Unisp, por psicólogas e assistentes sociais. O cronograma da Sesdec prevê a realização do mesmo atendimento nas demais Unisps.

Segundo a psicóloga Vilene Parlote, o objetivo geral é promover a qualidade na vida laboral de cada profissional que atua na unidade de segurança pública e no desenvolvimento de ações de motivação e minimização do estresse e gerenciar atividades psicossociais junto aos servidores lotado na UNISP.

“Buscamos ajudar o paciente a compreender as causas de suas dificuldades, fonte de sofrimento, bem como, desenvolver um programa de tratamento em que o paciente é estimulado a desenvolver habilidades ou mecanismos psíquicos de forma a superá-las”, explicou Vilene

Ela alertou ainda que as doenças psíquicas que afetam os profissionais da área de segurança podem surgir em consequência das situações de estresse e risco no dia a dia da profissão. “Essas profissões envolvem o lidar diariamente com o risco, situações de estresse, o que gera no organismo do profissional em meio a um quadro instalado de estresse: infarto, úlceras, psoríase, depressão, angina do peito, elevação da frequência cardíaca e pressão artéria”.

Vilene ressalta a importância da precaução, pois o desgaste causado pelo estresse pode levar o indivíduo ao estado da síndrome de burnout, termo que descreve a realidade de estresse crônico em profissionais que desenvolvem atividades que exigem alto grau de contato com as pessoas.

Para minimizar o risco do aparecimento do estresse de acordo com a psicóloga, sugerem-se algumas iniciativas que vão de condições de trabalho satisfatórias como melhora no ambiente físico; adequação nas escalas de trabalho diária, mensal e de férias dos profissionais; aperfeiçoamento das relações entre chefia e subordinados bem como dar apoio aos trabalhadores; proporcionar melhores condições de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, e assim melhorar a qualidade da assistência prestada ao indivíduo.“Por isso, é importante que haja uma atenção especial para a saúde mental até como forma de prevenção”, frisou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo