Governo de Rondônia
29/03/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Sesdec realiza solenidade de entrega de Certificado de Destaque Operacional a policiais da ativa e da reserva

02 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Foram contemplados e, cerimônia no gabinete da Sesdec, os policiais civis Luciano Nascimento de Souza, Creilto Teixeira da Silva Souza, Renan Batista Ribeiro, Jair Carvalho Júnior e o 3º SGT da Polícia Militar da Reserva Remunerada, Nelson Souza da Silva


A Secretária de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou nesta terça-feira (1) uma solenidade de entrega de Certificado de Destaque Operacional da Sesdec aos agentes da Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM).

Foram contemplados os policiais civis Luciano Nascimento de Souza, Creilto Teixeira da Silva Souza, Renan Batista Ribeiro, Jair Carvalho Júnior e o 3º SGT da Polícia Militar da Reserva Remunerada, Nelson Souza da Silva.

AGENTES DA POLÍCIA CIVIL

Os quatro agentes da PC que atuam na Delegacia Especializada na Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERF) e na 2ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, receberam Certificados de Destaque Operacional Sesdec devido ao trabalho exitoso ocorrido no dia 17 de novembro de 2020, quando efetuaram as prisões dos integrantes de uma quadrilha, após o roubo de um veículo. Neste crime, o dono do automóvel foi mantido refém durante a ação criminosa. Tão logo souberam da ocorrência, os policiais iniciaram as investigações e localizaram parte da quadrilha, o veículo roubado e a vítima. Ao tentarem efetuar a prisão dos envolvidos, um deles estava armado, reagiu e houve troca de tiros. Um criminoso foi alvejado com três disparos de arma de fogo. O agente Renan também foi atingido por um disparo, sem gravidade. O patrimônio foi recuperado e a vida da vítima preservada com segurança.

VETERANO DA POLÍCIA MILITAR

Certificado de Destaque Operacional da Sesdec foi concedido ao 3º SGT da PM da Reserva, Nelson da Souza Silva

O outro Certificado de Destaque Operacional da Sesdec foi concedido ao 3º SGT da PM, Nelson da Souza Silva. Em reconhecimento à sua atuação durante o fato ocorrido em setembro deste ano, quando por volta de 15 horas, na avenida 7 de Setembro, em Porto Velho, o policial militar da reserva se deparou com uma briga e visualizou um individuo armado com uma faca, desferindo golpes em outro cidadão que se defendia arremessando pedras.

O SGT Nelson interveio dando voz de parada às duas pessoas. Um deles levou a mão à cintura, simulando pegar um objeto, momento em que o policial efetuou disparo de advertência no chão a fim de conter a intenção do indivíduo. Após alguns instantes conseguiu sozinho conter a situação, detendo os dois envolvidos e acionando em seguida uma guarnição da Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em razão da vítima que havia sido atingida por três golpes de faca.

Verificou-se que o indivíduo armado com uma faca, atacou o outro por ter sido vítima de tentativa de furto de uma bicicleta e ao tentar conter o infrator foi alvejado com pedradas, momento em que sacou de uma faca e desferiu os golpes, sendo contido pela ação do SGTº Nelson.

RECONHECIMENTO

Secretários da Sesdec enalteceram o trabalho dos quatro agentes da Polícia Civil e a atitude do 3º SGT da Polícia Militar

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Pachá e o secretário adjunto, Dr. Hélio Gomes, enalteceram o trabalho dos quatro agentes da Polícia Civil e a atitude do 3º SGT da Polícia Militar, e afirmaram que os certificados são justos e merecidos pelas atitudes nobres e pela dedicação e eficiência das ações. “É determinação do governador Marcos Rocha reconhecer o excelente trabalho que as forças de Segurança de Rondônia têm realizado em prol da comunidade”, destacou Pachá.

Na ocasião, também participaram da solenidade, a diretora do Departamento de Polícia Civil Metropolitana, Dra. Rosilei de Lima, a delegada titular do 2° Departamento de Polícia, Dra. Keite Mota Soares, e o diretor do Departamento de Polícia Especializada, Dr. Paulo Kakionis.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo