Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA

Sesdec reúne jornalistas para discutir normas da Central de Polícia

19 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Jornalistas de Rondônia foram recebidos na manhã desta terça-feira (19), pelo secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) e Defensoria Pública.DSC01651

A pauta tratou sobre a recomendação do Ministério Público Estadual, que implica em adotar medidas imediatas para inibir uma possível violação à dignidade, imagem e exercício de ampla defesa das pessoas detidas na condição de conduzidos na Central de Flagrantes de Porto Velho.

Para continuar mantendo o bom relacionamento e o respeito pela imprensa, a Sesdec ouviu policiais e delegados, como a delegada Titular Central de Flagrantes, Rosilei de Lima, que ressaltou não existir nenhuma proibição do uso da imagem do preso, mas é necessário existir respeito e bom senso, não invadido e atrapalhando os trabalhos policiais, na sala de registro de ocorrência. “A Central se compromete em disponibilizar uma sala para que a imprensa possa realizar os trabalhos, sem prejudicar o andamento dos serviços policiais”, enfatizou a delegada.

Para o secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Reis, a atuação da imprensa é de fundamental importância, já que, as imagens servem para identificar os foragidos e os depoimentos gravados em alguns casos colaboram nos inquéritos policiais. “É apenas uma questão de ajustes, onde cada um terá que respeitar o espaço do outro e tudo será resolvido”, disse o secretário.

No final da reunião, ficou acordado que será confeccionado em conjunto com a OAB, Ministério Público e Sindicato dos Jornalistas (Sinjor), um termo de autorização por escrito para a autorização da entrevista por parte do preso. Também, cada instituição policial ficará responsável por orientar os seus subordinados quanto à normatização das entrevistas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Matins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo