25/04/2024

INTEGRAÇÃO

Sesdec visita unidades policiais no interior do estado

29 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Pachá no Rondônia Rural Show Internacional 2019.

A viagem contemplou as cidades de Ji-Paraná, Alta Floresta D’Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé e Costa Marques. A equipe do Secretário de Segurança Pública – José Hélio Cysneiros Pachá, saiu de Porto Velho dia (21) de maio para a abertura do Rondônia Rural Show, que deu início no dia seguinte. Os estandes do Governo, da Polícia Técnico-Científica (Politec), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e àqueles que trabalhavam com vídeo monitoramento para garantir a segurança do local foram visitados pelo coronel Pachá.

Delegado Regional de Ji-Paraná, Drº Mário Henrique de Souza Camargo e o reponsável pelo 1DP da Polícia Civil, delegado Derli Gouveia em reunião com o secretário Pachá e coronel Moroni.

Em Ji-Paraná, às 11h30, participou de reunião dentro da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), onde funciona a Polícia Militar, Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam), IML, Instituto de Identificação, Delegacia de Homicídios e Núcleo de Inteligência. Também esteve na Polícia Técnico-Científica (Politec).

O encontro com Delegado Regional de Ji-Paraná, Drº Mário Henrique de Souza Camargo, que representa as cidades de: Mirante da Serra, Ouro Preto do Oesta, Presidente Médici. E o reponsável pelo 1DP da Polícia Civil, delegado Derli Gouveia foi proveitoso. “Estamos fazendo um trabalho de inteligência, queremos integrar as forças de segurança pública. E para isso, o contato pessoal é importantíssimo para alinharmos operações policiais,” pontuou o secretário.

Secretário Pachá ao lado de policias que fazem a segurança pública de Rondônia.

No dia 22 em Ji-Paraná, o secretário Pachá, compareceu a preleção com a Coordenadoria Regional de Policiamento (CRP II), no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPA) com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, Mauro Ronaldo Flôres Corrêa. Ambos orientaram a tropa para trabalhar no Rondônia Rural Show Internacional 2019 e sobre a nova gestão. A noite, participou de um encontro com o governador Marcos Rocha para traçar planos estratégicos.

Ao amanhecer o dia 23, o destino foi a cidade de Alta Floresta D’Oeste para acompanhar a inauguração da nova unidade de policiamento ambiental. Sendo recebido pelo Major Pm Washington, comandante da BPA com sede em Candeias do Jamari e unidades de Jacy-Paraná, Guajará-Mirim, Machadinho, Ji-Paraná, Vilhena e agora, Alta Floresta, onde o comandante é o Sub Tentente Lucas. Logo em seguida, houve deslocamento para o município de São Miguel do Guaporé e São Francisco do Guaporé, onde que resultou em reunião com a Polícia Técnico-Científica (Politec), policia civil e militar.

Visita em São Miguel do Guaporé

“A integração da segurança pública desencadeou a operação “BLACK STONES”. A ação policial contou com apoio das Delegacias de Alvorada do Oeste e Costa Marques, com total parceria com a Polícia Militar. Durante a operação foram presas 04 (quatro) pessoas, além da apreensão de 03 (três) armas de fogo, e diversas munições de vários calibres,’ parabenizou o secretário.

Costa Marques foi a última cidade atendida, localizada aproximadamente a 720 Km distante de Porto Velho. A agenda aconteceu no quartel da Pm, e depois, com o delegado Reinaldo Vicente dos Reis da 1º Delegacia de Polícia Civil, que realizou operação dias antes com a Polícia Militar. “É a primeira vez que recebo um Secretário de Segurança Pública do Estado de Rondônia. Ele veio conhecer as peculiaridades da cidade, da delegacia, e também o Batalhão da PM local, o qual trabalhamos de forma integrada para coibir os crimes fronteiriços” falou .

Após o almoço o retorno para a capital.

Texto: Léia Castro
Fotos: Léia Castro