Governo de Rondônia
19/04/2024

Centenário

Sessão solene presta homenagem ao centenário da EFMM

19 de junho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_6520No ano em que se comemoram os 100 anos de história da epopeica Estrada de Ferro Madeira Mamoré, muitas homenagens tem sido prestadas. Na manhã desta quarta-feira (06) foi realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia uma sessão solene em homenagem ao centenário da ferrovia proposta pelo presidente da ALE, Hermínio Coelho.

O presidente da casa de leis agradeceu a presença de todos e ressaltou que a Assembleia trabalha para atender os interesses da população e uma comemoração como esta não poderia passar em branco, “Estamos aqui homenageando a história do nosso povo e é uma satisfação poder proporcionar este momento. Na oportunidade defendemos também a bandeira levantada pelo procurador do Iphan, Ricardo Leite, sobre a candidatura da EFMM a patrimônio da humanidade junto as Nações Unidas”, afirmou Hermínio Coelho.

Durante a solenidade várias autoridades e personagens importantes para esta história estiveram no púlpito prestando suas homenagens aos mais de 25 mil homens de diversas nacionalidades que se dedicaram para a construção. Vários vídeos foram apresentados retratando a história e convidando a população para participar da campanha em prol da candidatura da EFMM a patrimônio da humanidade.

O historiador Anísio Gorayeb aproveitou a oportunidade para lembrar um pouco da trajetória da ferrovia enquanto mostrava fotos da época, tiradas pelo fotógrafo americano Danna Merryl.

O secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson (Chicão) falou sobre os projetos do governo do Estado por meio da Secel em parceria com órgãos públicos e privados. “Este ano tem uma agenda cheia de eventos alusivos à comemoração da EFMM, tanto no segmento cultural quanto esportivo. Além disso, estamos trabalhando em ações que visam preservar o acervo do museu da ferrovia para que os detalhes de sua história possam ser vistos por tantas outras gerações”.

Ao final, os presentes assinaram a lista que mostra o interesse da população na candidatura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a patrimônio da humanidade que será encaminhada a presidenta Dilma Roussef. A assinatura também pode ser feita pela internet através do site: http://www.peticoesonline.com/peticao/estrada-de-ferro-mandeira-mamore-para-patrimonio-mundial-da-unesco/443

Homenagens

Na ocasião os ferroviários Manoel Araújo Martins e José Romão Grande foram condecorados com títulos de cidadão honorário, tradicionalmente concedido a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Estado.

Também foram entregues placas de homenagem a nomes como, Luiz Leite, presidente da Associação Amigos da Madeira Mamoré; George Teles, vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do estado de Rondônia; Antônio Barbosa, tesoureiro do sindicato e Dionísio Schockness que na ocasião comemorou também o aniversário de 90 anos e recebeu mais uma placa de homenagem do governo do Estado, entregue pelo chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo