Governo de Rondônia
Segunda, 30 de novembro de 2020

Infraestrutura e Serviços

Governo do Estado de Rondônia

Nossos serviços estão alinhados com as operações, estratégias e metas do governo dando suporte a secretarias do estado refletindo na melhora no atendimento aos servidores e cidadãos.

Principais Serviços (Última atualização: 29/10/2019)

 

Obs.: Para visualizar a carta de serviços de cada item apresentado nessa seção, a EpR fornece aos clientes um canal especifico (Catálogo de Serviços) dentro da plataforma de documentação Wiki.Detic. O Catálogo é a documentação que engloba os serviços (suporte) prestados, formas de solicitar, documentação necessária, e quem pode solicitar. Clique aqui para visualizar o Catálogo


Conectividade

Através da Infovia, o Governo do Estado de Rondônia interliga diversas unidades organizacionais do poder público por meio de uma rede de alta disponibilidade e velocidade (fibra óptica). Sua aplicabilidade traz benefícios na saúde como, visualização de exames e prontuários, interação em tempo real por teleconferência. Na segurança, no comando e controle para gestão de emergências, vigilância inteligente, temporizadores de semáforos. Assim como na educação com, conexão wi-fi para alunos e professores, conteúdos digitais online, comunicação entre escolas e pais e educação a distância. Atualmente a Infovia possui cerca de 500 km de fibra em 3 municípios (Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes) com cerca de 250 clientes trafegando numa rede de capacidade de tráfego de 10 Gb/s, sem limitação de banda.

  • Informações: Núcleo Infovia – (69) 3216- 1028 / 3212-9504 – Voip 9504
  • Email: infovia@detic.ro.gov.br

Conheça o projeto Infovia e torne-se um parceiro


Alocação e Hospedagem

O nosso Data Center é projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros. O espaço possui proteção contra incêndios, além de sistemas de resfriamento dos racks, para manter uma temperatura estável.

“Atualmente nosso espaço armazena cerca de 396 terabytes em banco de dados, numero equivalente a 5 mil torres de papel do tamanho do maior prédio do mundo (Burj Khalifa – 828m).”

  • Informações: Núcleo de Data Center – Fone (69) 3212-9503 – Voip 9503

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Telecom

Em parceria com a Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), a EpR trabalha na implantação de aparelhos, monitoramento e remanejamento das linhas melhorando a comunicação e gerando economia para o estado.VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet funcionando para ligações internas e externas.

MINUTAGEM CUSTO CUSTO POR MINUTO
OPERADORAS 3.155.110 min R$ 1.893.060,62 R$ 0,60/min
VOIP (Infovia) 55.155 min R$ 2.300,10 R$ 0,04/min
*Valores calculados nos custos do VOIP e em demonstrativos e faturas de Janeiro à Agosto de 2019.
  • Informações: Núcleo de Voip – Fone (69) 3212-9547/9543 – Voip 9547/9543

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Suporte

O Suporte é dividido em dois níveis de atendimento, Central de Serviços (Help Desk) e o Service Desk.

  • Central de Serviços (Help Desk): conhecido como “primeiro nível de atendimento” funciona como um suporte técnico. É um serviço de atendimento ao cliente que centraliza chamados em uma única plataforma. O serviço normalmente resolve questões técnicas mais simples, como a falta de acesso à Internet, problemas nos sistemas operacionais, impressoras, hardwares, aplicativos e dificuldades para abrir e-mails ou utilizar programas (ex.: SEI).
  • Service Desk: conhecido como “segundo nível de atendimento” por envolver demandas mais complexas, o serviço possui abrangência e qualidade maiores para atender a demanda. O nosso Service Desk centraliza as necessidades da instituição em um único lugar, registrando entrada e saída de pedidos de suporte e manutenção, para ter um maior controle sobre o que foi feito. Além desse tipo de auxílio, ele também funciona como consultoria na área de TIC. Dessa forma, o cliente conta com a ajuda de especialistas do setor.
    Formas de atendimento: Local e Virtual.

Contamos também com Portal de Atendimento, sistema baseado na plataforma de código aberto GLPI (Gestionnaire Libre de ParcInformatique) onde o serviço pode ser solicitado por servidores que estão no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, ou em outras localidades tudo de maneira intuitiva e automatizada.

A exemplo da  Sedam, primeira secretaria do Governo do Estado de Rondônia a integrar seus serviços, outras secretárias também podem estar adentrando ao Portal de Atendimento, tendo como resultados imediatos a desoneração do uso do SEI para solicitação de serviços de TIC, agilidade no atendimento e emissão de relatórios. Entre em contato e torne-se um parceiro!

  • Informações:
    • Central de Atendimento (Help Desk): Fone (69) 3216-1028 / 3212-9513 – Voip 9513
    • Núcleo de Service Desk: Fone (69) 3212-9507 – Voip 9507

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Segurança

O monitoramento e segurança dos ativos de rede é uma atividade imprescindível para evitar que vulnerabilidades comprometam as atividades no dia a dia. A atividade busca corrigir possíveis falhas no sistema operacional, nos serviços e nas aplicações, uma espécie de varredura que, após concluída, é feita uma análise de forma externa.

Seu gerenciamento é feito por uma equipe de profissionais altamente capacitada que atua em vários níveis de atendimento e resolvem desde os problemas básicos, até os mais críticos. Cada análise gera um relatório, nesse relatório é possível identificar as máquinas vulneráveis e aplicar as correções.  As análises também possibilitam com que a equipe possa sugerir melhorias como por exemplo o redimensionamento de uma rede prevenindo possíveis interrupções nos sistemas, além de contribuir para a gestão do ciclo de vida dos equipamentos, alertando sobre a validade do suporte ou se é necessário trocá-los.

  • Informações: Núcleo de Operações – Fone (69) 3212-9545 – Voip 9545

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