Governo de Rondônia
29/03/2024

Metodologia

Governo do Estado de Rondônia

USER STORY (ESTÓRIA DE USUÁRIO)

Para a Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados o entendimento do problema vem acima de tudo, e toda solução deve ser pensada em quem vai utilizar. A utilização do user story na construção de demandas permite que qualquer pessoa que realize a leitura possa identificar para “quem é”, o que precisa ser feito e por que deve ser feito.

A linguagem utilizada tem o intuito de simular uma conversa com a própria pessoa que está com problema. Reforçando o propósito de quem vai produzir a solução.

 

STORY POINTS (PONTOS DA ESTÓRIA)

Para acompanhar os times auto organizados e identificar seus níveis de produtividade e ritmo de produção, todos da Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados analisam as demandas (user story) com base em sua complexidade. Para auxiliar nessa análise foi adotada a técnica gamificada Planning Poker, onde Poker utiliza cartas com valores da sequência Fibonacci (1, 2, 3, 5 ,8 ,13) e cada demanda recebe um valor correspondente a sua complexidade. Esta forma de análise tem como premissa a comparação entre demandas, para avaliar qual é a mais complexa e dar um valor base para ela.

Com o amadurecimento do time, o resultado é o estabelecimento de um valor de complexidade que o time suporta trabalhar. Com a descoberta desse valor é possível acompanhar a evolução do desenvolvimento através da velocidade de produção das demandas pontuadas


Compartilhe


Pular para o conteúdo