Setor de Saúde do Estado tem trabalho condecorado pela Assembleia Legislativa

29 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário é homenageado com Voto de Louvor e eficiência da equipe é destacada

6 - sesau

O trabalho inovador realizado pelo governo de Rondônia na área de saúde foi reconhecido nesta terça-feira (29) pela Assembleia Legislativa. O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, foi agraciado com “Voto de Louvor”, pelos serviços prestados à Saúde de Rondônia. O deputado Zequinha Araújo (PMDB) é o autor da propositura, aprovada pela maioria da Casa.

6 - pimentelHá pouco mais de um ano à frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Pimentel é apontado – até mesmo pela oposição – como um dos responsáveis pelo salto de qualidade que o setor de saúde pública registra em Rondônia.

Para o deputado Zequinha Araújo, a Saúde do Estado ganhou muito com nomeação de Williames Pimentel para o cargo. Não apenas em qualidade administrativa, atendimento, ampliação de verbas para investimento, mais principalmente na humanização do atendimento aos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), disse Zequinha. Ele destacou, também, a dedicação que o secretário tem para com a pasta.

Pimentel relembrou os momentos difíceis que passou à frente da pasta e destacou que tudo só foi possível graças à confiança nele depositada pelo governador Confúcio Moura.  Citou nome a nome ao agradecer assessores diretos que contribuíram para a reestruturação do setor.

Pimentel destacou que sua maior alegria é constatar o nível alto de satisfação do usuário do SUS. “É para essas pessoas que nós trabalhamos dia e note sem cessar”, disse.  Mas frisou que há muito por fazer ainda, anunciando como próximas metas a construção de um hospital modelo em Guajará-Mirim e outro na Capital.

Competência

Na avaliação do deputado Euclides Maciel (PSDB), se o secretário Williames Pimentel estivesse desde o início do governo Confúcio Moura, a Saúde estaria ainda melhor do que está hoje. Maciel destacou a competência de Pimentel. Para ele, não há hoje em Rondônia nenhum técnico com capacidade superior à do secretário. Ele falou, também, sobre o senso de humanidade que Pimentel possui.

Desafiado a percorrer várias cidades do Estado, Euclides relata que passou a admirar o secretário quando ele foi apresentado a uma criança com câncer, e em menos de uma semana ela já estava em tratamento em São Paulo. Isso, segundo Maciel é o grande diferencial do trabalho feito pelo secretário: ele trata gente como gente, afirma. “Isso não tem preço”, disse o deputado.

Prestígio

6 - marco antonioO secretário Chefe da Casa Civil do governo, Marco Antônio de Faria, disse concordar que a Saúde do Estado estaria ainda melhor caso Pimentel estivesse no comando da pasta desde o início do governo. Para ele, o prestígio de Pimentel junto à bancada federal ao Ministério da Saúde (MS), abriram as portas para que o Estado, através de projetos, conseguisse ampliação do volume de recursos federais que estão sendo injetados hoje em Rondônia. “É um homem que se impõe por tudo que é e representa”, resumiu, acrescentando que Pimentel conhece os problemas que vai enfrentar, mas tem sempre a solução para todos eles.

Equipe eficiente

Williames Pimentel agradeceu a todos os servidores da Saúde, em especial os que estão no planejamento das ações e à frente de programas fundamentais para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado.6 - público

Ele disse que o mérito do grande avanço que a Saúde de Rondônia vem registrando é todo do governador Confúcio Moura. Para Pimentel, Confúcio é um grande visionário, um homem que possui uma capacidade extraordinária de planejar. Esse, segundo o secretário, é o grande diferencial para a melhoria da Saúde.

Humanização

Ele destaca, também, que a política de saúde pública implantada por Confúcio Moura valoriza os servidores, os investimentos em tecnologia, toda a rede física, mas principalmente a humanização do atendimento.

De acordo com Williames Pimentel, a maior preocupação do governador é a de oferecer um serviço de qualidade para os usuários do SUS. Com isso, espera não apenas a cura dos pacientes, mas o resgate de cidadania da população, que durante muitos anos foi deixada de lado.

O secretário-adjunto da Secretaria de Saúde, Luiz Eduardo Maiorquim; o diretor geral do Hospital de Base, Nilson Cardoso; a diretora geral do Cemetron, Stela Zimmermann, e o diretor geral do hospital João Paulo II, Carlos Alberto Caiero, também enalteceram o trabalho do secretário, dando felicitações pela comenda recebida.

Texto: Zacarias Pena Verde/Antonio Pessoa
Fotos: Italo Ricardo