Governo de Rondônia
19/03/2024

EMPRESARIAL

Setor empresarial propõe ação conjunta com o governo para combater o Covid-19

20 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório Jerônimo Santana, edifício Rio Pacaás Novos, um grupo de empresário composto por representantes das federações da indústria, comércio, transporte, educação e agricultura entregaram ao Governo do Estado, representado no ato pelo secretário chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, carta de apoio e solicitação de ações que colaborem para a manutenção do setor produtivo no Estado de Rondônia.

Para o empresário Adélio Barofaldi, a reunião com o Governo serve para discutir e alinhar a adoção de medidas que buscam preservar as empresas e principalmente os empregos gerados no Estado. “Estamos juntos visando contribuir para minorar os prejuízos causados pelo Covid-19 e, principalmente, objetivando a preservação do maior número possível de empregos existentes, e a manutenção do fluxo de caixa mínimo, para que possamos manter os empregos,” destaca Barofaldi.

As principais reivindicações são sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), substituição tributária e a cerca da Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz) que concede desconto nas multas e juros para pagamento à vista e parcelado de débitos de ICMS, Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) e o alinhamento de ações fiscais estaduais com as federais.

Para o secretário de Estado de Finanças (Sefin) Luís Fernando Pereira da Silva, na economia haverá um impacto, “e precisamos estudar de onde poderemos fazer os ajustes e contingenciamento para a alocação na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que é a prioridade. Ao mesmo tempo temos que buscar fazer as medidas anticíclicas para tentar mitigar os efeitos econômicos, por que sabemos que o problema social causado pelo desemprego também tira vidas. Das demandas algumas já estamos trabalhando e outras precisarão de uma discussão maior com outros órgãos da administração pública estadual e federal,” explicou Luís Fernando

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) Raniery Araujo Coelho, evidenciou que a classe empresarial e o Governo precisam dividir essa responsabilidade, “pois este é o momento que todos nós precisamos se unir, prefeituras, estados, empresários e a população para que possamos passar por esta crise e depois começar uma vida nova,” salienta Raniery.

O secretário chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, enfatizou que a determinação do Governador Coronel Marcos Rocha é de dialogar com todos os entes envolvidos para que com responsabilidade juntamente com os órgãos fiscalizadores sejam tomadas as melhores decisões para a população. “É muito importante que todos nós tenhamos a consciência de que a prioridade é a Saúde, o Estado está tentando e buscando todos requisitos e ajuda do governo federal para podermos combater os problemas de saúde. E ai vem as outras cadeias que irão correr paralelo as ações para reduzirmos os impactos negativos na educação, no comércio e no setor produtivo, que virá. O que queremos é que ele seja no mínimo negativo e que reforçamos os efeitos positivos,” enfatizou Junior Gonçalves.

O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, que participou da reunião, frisou que é importante lembrar para não aglomerar-se. “Evitar batizados, casamentos, festas de formaturas, aniversários, reuniões e churrascos. Quando precisar ir ao supermercado que vá só uma pessoa da família, não pra sair na rua, por favor fiquem em casa,” pediu o secretário.

Leia mais;

 Cemetron recebe mais de 40 equipamentos e leitos de UTI para eventuais atendimentos de casos de coronavírus

 PM traça medidas de prevenção contra o Coronavírus para atuação rotineira do policial militar

 Confirmado o primeiro caso de coronavírus em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Cultura, Economia, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo