Governo de Rondônia
28/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Setor produtivo comemora consolidação do Distrito Industrial

23 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

disti-lourival

Neto: melhores perspectivas

O empresário Lourival Neto, representante de uma indústria de gêneros alimentícios, comemorou, na quinta-feira (21), o recebimento da Carta de Anuência da área em que sua empresa está instalada no Distrito Industrial de Porto Velho, na rodovia BR-364, a 17 quilômetros do Centro de Porto Velho, no sentido Candeias do Jamari.

O documento facilitará a obtenção de recursos para o empreendimento prosperar. “É a oportunidade que esperávamos para crescer mais”, disse com um sorriso de satisfação.

A exemplo dele, representantes de outras 11 empresas receberam o documento que dá início à legalização das áreas doadas pelo governo estadual e que abrem as portas para financiamento e benefícios fiscais.

A entrega das cartas aconteceu no Centro de Tecnologia de Mecatrônica (Cetem/Senai), Professor Dr. Volkmar Schuler, com a presença de lideranças empresariais e proprietários de indústrias. O governador Confúcio Moura discursou rapidamente, lembrando que no segundo mandato prestigiará mais os empresários. “Vocês sabem melhor quais são as necessidades do setor”, prometeu.

Entre outras vantagens, a Carta de Anuência possibilita aos industriais iniciar seus empreendimentos com recursos próprios ou entrar com pedido de financiamento junto às instituições financeiras.

Apoio

Além de fazer referência às medidas de contenção de gastos, anunciadas no início da semana, Confúcio reiterou que o caixa do estado está sob controle. “Vamos economizar para continuar honrando os compromissos. Mas, para vocês, empresários, temos que dar todo apoio”, disse sob aplausos dos presentes.

Ele foi novamente interrompido e aplaudido quando disse que o senador Valdir Raupp está acompanhando, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a conclusão do decreto criando a Zona de Processamento de Exportação (ZPEs), que será assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff.

As ZPEs são destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. O mecanismo oferece tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. Segundo o governador, a legislação precisa aperfeiçoada para que seja mais benéfica aos empresários.

Consolidação

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, não esconde o entusiasmo com o Distrito Industrial. Ele disse que foi orientado pelo governador Confúcio Moura a fazer o Distrito Industrial se consolidar.

“Já temos 70% das duas asfaltadas e mais de R$ 4 milhões investidos aqui. Conseguimos agilizar a liberação das escrituras com o georreferenciamento da área”, anunciou.

Desenvolvimento

O Distrito Industrial foi criado há mais de 20 anos na margem direita da BR-364. A área total de 350 hectares, dos quais 259 são destinados a edificações. Atualmente, 22 empresas estão instaladas e 49 estão com projetos aprovados pela Coordenação de Indústria, Comércio e Produção (Codic) e o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).

Também participaram do ato o deputado estadual Zequinha Araújo, o ouvidor geral do Estado, Vicente Moura; Gilberto Baptista, superintendente da Fiero e Gilson Salomão, coordenador da Codic.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Indústria, Infraestrutura, Obras


Compartilhe


Pular para o conteúdo