Governo de Rondônia
19/04/2024

CAPACITAÇÃO

Setur promove 2º edição do Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia

22 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O workshop foi promovido pela Setur

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu nesta terça-feira (22), o II Workshop com Guias: Turismo e Cultura de Rondônia, que aconteceu no auditório do Edifício Rio Machado do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A abertura do workshop foi promovida pelo superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, que citou as atividades que estão sendo realizadas pelo estado, como o “Viva Rondônia”, “Viaja mais Servidor” e também citou a Lei Estadual de Turismo, que consolida o trabalho do turismo dentro do Estado e apenas Rondônia, Amapá e Roraima possuem no país.

Por meio da Lei Estadual de Turismo, os guias turísticos podem solicitar aos deputados estaduais, melhorias para o avanço e o desenvolvimento do turismo e este assunto foi reforçado na abertura. Em seguida, o workshop continuou com a palestra do professor Lourismar Barroso.

Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado

O titular da pasta destaca afirmou que a Setur tem planejado mais de mil capacitações de guias e trabalhado a questão empresarial junto aos municípios. “Hoje, o Governo tem olhado para a questão da infraestrutura, com o “Tchau Poeira”, emparelhado ao trabalho do turismo. Quando o governador Marcos Rocha lançou esse programa, deu viés para os municípios estruturarem suas estradas. Tudo isso tem sido feito para que o turismo ganhe força”.

Com a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que permite o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, o superintendente planeja levar a Setur até as escolas. “Com o retorno das aulas, vamos entrar nas escolas para que as crianças e adolescentes possam conhecer o Estado”.

Os guias receberam um kit para que sejam apresentados aos clientes o roteiro turístico de todo o Estado. O secretário argumentou que existe demandas e os guias tem condições de criar um portfólio para mostrar trabalhos desenvolvidos, com roteiros turísticos já feitos.

FAMTOUR

O superintendente ainda lembrou que haverá mais uma edição do Famtour, que tem como significado “Familiarização Turística”, no dia 12 de julho, com roteiro entre Porto Velho e Candeias do Jamari, passando por hotéis, restaurantes, balneários e hotéis-fazenda da região. O projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público para integrarem ao projeto de divulgação dos pontos turísticos de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Richard Neves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Ecologia, Governo, Lazer, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo