Governo de Rondônia
Sábado, 15 de maio de 2021

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Espaço da Capela de Santo Antônio será revitalizado

16 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

rondon03

Olivar: parcerias ajudam a melhorar o turismo

A Superintendência Estadual de Turismo propôs esta semana  parcerias com a Fundação Cultural (Funcultural) de Porto Velho, para revitalizar o espaço onde fica a Capela de Santo Antônio, construída no início do século passado na área considerada marco divisório entre os estados do Amazonas e Mato Grosso.

Semanalmente, pelo menos mil pessoas visitam o local, onde a Igreja Católica manda celebrar missa dominical.

Desde janeiro de 2011, quando assumiu Setur, o titular da pasta, Júlio Olivar,  dedicou-se a valorizar o espaço da capela. Uma das suas primeiras medidas nesse sentido, foi liberar um servidor da Setur para recepcionar os turistas no local que é o primeiro bem tombado como Patrimônio Histórico pelo Estado, nos idos de 1986.

A Setur também teve importante papel  na  articulação necessária para  a liberação  de   recursos de compensação da Usina de Santo Antônio para revitalizar a área. O consórcio construtor repassou R$ 3 milhões para a construção do pequeno mirante, aumento e edificação  de espaços destinados a museu, centro cultural, lanchonete, instalações sanitárias entre  outros equipamentos.

“Essas obras foram concluídas em 2012 e, desde então, lutei para receber o espaço para o Estado, mas ficou sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Velho”, lembra Olivar. Agora, ele está sugerindo parcerias para incrementar  o ponto turístico.

Olivar lembra que a Setur cumpriu  exigências da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para que a área fosse cedida à pasta do Turismo, inclusive com previsão de orçamento e concurso público para manutenção e ocupação do complexo. No entanto, a prefeitura também fez essa mesma solicitação, mas ainda não saiu resultado definitivo diante do pedido.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Albuquerque - Assessoria Setur
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Serviço, Sociedade


Compartilhe