Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

“Simpósio de Líderes Estudantis” aborda o tema “Educação no Século XXI e o Jovem do Ensino Médio: uma preparação para a vida”

07 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto, vai ao encontro com a lei 13.415/2017 que trata da Reforma do Ensino Médio, onde estimula o engajamento do estudante com a escola

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu na manhã desta quarta-feira (7) a 3ª e penúltima palestra do Projeto “Simpósio de Líderes”. O evento aconteceu de forma on-line por meio do  Canal da Mediação Tecnológica, mediado pela professora Sandra Teixeira e teve como tema: “Educação no Século XXI e o Jovem do Ensino Médio: Uma preparação para a vida”. O evento foi conduzido pelo secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu.

O evento foi conduzido pelo secretário da Seduc, Suamy Vivecananda

O objetivo do evento é promover a valorização do papel do líder escolar no contexto histórico e cultural no estado de Rondônia. Desta vez, o tema abordado enfatizou o currículo no contexto do Novo Ensino Médio que traz a Formação Geral Básica e a parte flexível do currículo, chamada de Itinerários Formativos com foco nas competências socioemocionais e no protagonismo juvenil.

“Os jovens tendem a ter um papel mais atuante e assim realizar escolhas no aprofundamento das aprendizagens de acordo com seus interesses, necessidades e projeto de vida, sendo portanto cada vez mais participativos na escola, construindo saberes e soluções de problemas enfrentados por eles e pela sociedade”, destacou o secretário.

A iniciativa da Seduc, por meio do projeto, vai ao encontro com o estabelecimento da implementação dos princípios da lei 13.415/2017 que trata da Reforma do Ensino Médio, que estimula o engajamento do estudante com a escola.

“É o fortalecimento do protagonismo juvenil e a busca por um ensino médio transformador que estimule esse engajamento do estudante. A abertura deste ciclo de palestras tem sido importante uma vez que estamos fazendo uma reforma no Ensino Médio não só em nível de Rondônia mas no Brasil, colocando os jovens como protagonistas buscando novas possibilidades, estimulando a conhecer novas habilidades”, disse Sandra Teixeira.

Para demonstrar um pouco das lideranças estudantis, já em formação incentivado por meio do evento “Simpósio de Líderes Estudantis”, a jovem Maísa, estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 4 de janeiro, protagonista de um vídeo exibido na palestra, falou sobre a gastronomia de Rondônia destacando comidas típicas influenciadas por outras regiões, como a Bolívia com a “saltenha”, o “tacacá” proveniente de Belém (PA), entre outras diversidades de alimentos como os saborosos peixes da Amazônia.

O Real Forte Príncipe da Beira, localizado em Costa Marques às margens do Rio Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, foi outro destaque no “Simpósio de Líderes Estudantis”, apresentado por meio do jovem protagonista Davi Vieira da Paz, estudante da Escola de Ensino Fundamental e Médio Angelina Dos Anjos.

A nova metodologia que combina a aprendizagem presencial e remota, onde é permitido que o aluno estude sozinho on-line ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor denominado “estudo híbrido”, foi um dos assuntos tratados pelo secretário de Educação. Assim como dados do Censo Escolar 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o Brasil, que apresenta queda de cerca de 220 mil número de matrículas no ensino médio entre 2019 e 2020, incluindo a rede pública e privada, foi citado no evento. O secretário destacou ainda com relação a “pirâmide do aprendizado”, “como se aprende mais”, e a “importância de preparar os estudantes”.

“Eu gosto da expressão Ensino Médio transformador, onde a sociedade é transformada, ‘língua e giz’ são metodologias vencidas, precisamos usar ferramentas e armas dos jovens para entrar na dinâmica de vida deles”, ponderou Vivecananda.

O próximo e último evento deve acontecer no dia 16 de agosto, ao vivo no Canal da Mediação Tecnológica.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: FRANK NERY
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo