Governo de Rondônia
29/03/2024

CONSCIENTIZAÇÃO

Simulação de acidente de trânsito no Porto Velho Shopping chama atenção em evento do Maio Amarelo

31 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Simulação de acidente de trânsito envolvendo motorista embriagado chama a atenção do público

Uma simulando de um acidente de trânsito chamou a atenção das pessoas na tarde desta quinta-feira (30) no Porto Velho Shopping em evento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e parceiros. A encenação contava a história de um motorista embriagado que conduzia seu veículo e acabou atropelando duas pessoas em uma motocicleta. O carona da motocicleta foi a óbito no local e o condutor com o impacto foi lançado em cima do capô do carro e seu estado de saúde era extremamente grave.

“Uma história de fixação, mas que infelizmente acontece todos os dias. No Brasil cerca de 40 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito”, disse o diretor geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, que agradeceu aos parceiros e em especial ao Porto Velho Shopping que cedeu um espaço em suas instalações para que o Detran realizasse atividades de educação de trânsito durante a semana toda.

Neil Gonzaga disse que o Detran trabalha ações de prevenção de acidentes de trânsito durante os 12 meses do ano, mas que no mês de maio as ações são intensificadas em virtude do Movimento Maio Amarelo. Essa campanha surgiu em março de 2010, quando a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”.

O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países. No Brasil, desde 2014, um Movimento luta pela preservação e redução de acidentes.

Autoridades soltaram balões amarelo para chamar a atenção da importância de se prevenir acidentes no trânsito

A diretora adjunta do Detran, Benedita Oliveira, destacou a importância da sociedade nesse processo de conscientização no trânsito para evitar acidentes e consequentemente sequelados e mortes no trânsito. O tema do Maio Amarelo deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”, devemos fazer uma reflexão sobre o tema para que haja mudança de comportamento dos nossos atos quando estamos no trânsito, seja na condição de motorista, ciclista ou pedestre, “o respeito pela vida tem que prevalecer a qualquer outro direito. De nada adianta eu estar na preferencial, se em virtude da atitude de outra pessoa um acidente ocorrer”, ressaltou Benedita de Oliveira.

A diretora técnica de Educação de Trânsito do Detran, Claudiene Dias, destacou que as ações da diretoria chegou em todos os municípios, distritos e localidades no Estado de Rondônia e que atingiu milhares de pessoas, seja com realização de palestras, blitz educativas ou de forma lúdica onde a equipe explica os deveres e os direitos das pessoas quando estão no trânsito.

O objetivo da campanha serve para alertar a sociedade da preocupação quanto aos acidentes e mortes no trânsito, além de contribuir para um trânsito mais seguro, humano e gentil, sem falar a questão de respeitar a legislação de trânsito. Basta uma olhada rápida no celular, uma preferencial desrespeitada, um sinal avançado, excesso de velocidade e outras causas que pedem uma reflexão sobre o comportamento no trânsito.

O secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes, Nilton Kisner, falou sobre a importância do Movimento Maio Amarelo, porque envolveu a sociedade como um todo. Uma forma de despertar no cidadão uma maior consciência no trânsito. Seja fazendo a utilização correta das faixas de pedestres, respeitando às leis de trânsito e respeitando o direito de ir e vir com segurança no trânsito. É um conjunto de ações que fazem parte do cotidiano das pessoas.

Leia mais:

 Caminhada pela Vida no Espaço Alternativo encerra o Maio Amarelo neste domingo

 Maio Amarelo tem atividades e atrações no Porto Velho Shopping nesta quinta-feira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo