Governo de Rondônia
29/03/2024

AGILIDADE

Sistema Administrativo de Apoio Pedagógico é lançado em Ouro Preto do Oeste

02 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O novo sistema contemplará acesso ao histórico escolar, ao quadro de horas de aulas das escolas, o calendário escolar e as lotações

A educação em Rondônia terá novo sistema integrado que auxiliará na organização e agilidade no atendimento. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou lançamento do Sistema Administrativo de Apoio Pedagógico (SAAP) na manhã desta terça-feira (2), no município de Ouro Preto do Oeste.

A Secretaria promoverá a formação sobre o sistema primeiramente nas escolas, com os diretores, secretários, supervisores e orientadores, e depois com os professores da rede estadual de ensino.

O novo Sistema de Gerenciamento Administrativo será realizado por setores, porém, poderá ser administrado de forma integrada. Os Sistemas de Gerenciamento de Unidade apresentados foram: Administrativo de apoio pedagógico (SAAP); Sistema de Recursos Humanos- Modulação e Lotação (MDL); Sistema de Gestão Escolar – Diário Online Secretaria e Supervisão (Sige); Sistema Administrativo e Apoio Pedagógico – Diário Online Professore (Siaap); Sistema de Manutenção de Matrícula (SMM), e Sistema de Reestruturação Escolar (SER).

De acordo com o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, o Gênesis (antigo sistema de dados da Seduc) era um projeto incompleto que não atendia a realidade da educação, era executado apenas a parte da lotação. “A Secretaria está na construção de um processo que inicia um banco de dados substanciado, antes de intervir na lotação e no gerenciamento de pessoas”, informou.

A coordenadora Regional de Educação de Ouro Preto,professora Marivone Resende, afirma que o novo Sistema é excelente para a educação e, certamente, contribuirá para a agilidade do trabalho.  Resende destacou que as informações serão em tempo real, o que facilitará as ações. “Teremos a possibilidade de acesso ao histórico escolar, ao quadro de horas de aulas das escolas, ao calendário escolar e as lotações o que engloba mais detalhadamente o controle de nossos estudantes e professores, para fazer uma boa gestão”, comemorou a coordenadora ao falar do acesso em tempo real e ao amplo mapeamento das escolas.

Marivone Resende disse que será possível fazer o mapeamento geral da educação no Estado, organizando um banco de dados para toda vez que for criar uma política pública, seja possível acionar e ter uma visão do que é real de cada escola.

Além do secretário de Educação, o evento contou com a presença do secretário Executivo Regional de Governo Pólo Ouro Preto do Oeste, Marco Antônio Marques; da coordenadora regional de Educação (CRE) de Ouro Preto, professora Marivone Resende; de técnicos do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Seduc, Francisco Sérgio e Aline Pontal, além da diretora da Escola Estadual 28 de Novembro, professora Rosiene Lubiana representando os diretores das Escolas Estaduais da Jurisdição da CRE de Ouro Preto.

Leia mais:

Projeto de inovação tecnológica é adotado no CEEJA Aída Fibiger de Oliveira

Projeto de natação da Escola João Bento da Costa atende alunos de 11 escolas estaduais


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dani Constantino/ Aurimar Lima
Fotos: Chapinha Paes/Aurimar Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo