Governo de Rondônia
29/03/2024

MERCADO DE TRABALHO

Sistema de Emprego recoloca por mês 1.500 pessoas em atividade em Rondônia

15 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com uma média mensal de recolocação de 1.500 pessoas desempregadas no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Rondônia está programando para o segundo semestre, em Porto Velho, a realização de uma série de cursos de qualificação de mão de obra para atender às exigências do mercado e facilitar a recolocação.

O atendimento médio do Sine em Porto Velho é de 400 pessoas desempregadas diarimente

O atendimento médio do Sine em Porto Velho é de 400 pessoas desempregadas diarimente

Segundo o professor Augusto Celso Figueiredo, diretor-geral do Sine em Rondônia, além do apoio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), à qual é vinculado, o Sistema conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sabrae) para a realização de cursos de preparação e qualificação de mão de obra.

Ele destacou que em todo o estado são atendidas pouco mais de mil pessoas por dia nos postos de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Rolim de Moura, Ouro Preto d’Oeste e Jaru, com a recondução mensal de 1.500 pessoas em média, número que poderia ser maior se houvesse qualificação dos desempregados.

Só o posto de Porto Velho atende diariamente a pouco mais de 400 pessoas que buscam uma vaga de trabalho; e recoloca todo mês em atividade 500 trabalhadores que voltam a ter carteira assinada e a felicidade de voltar a trabalhar. Segundo Figueiredo, esses números também poderiam ser maiores se o contingente de desempregados tivesse a preocupação de manter o cadastro atualizado no Sistema de Emprego.

Ser o primeiro estado da região Norte e o segundo de todo o País no índice de emprego (geração de emprego), de certo modo é motivo de satisfação para o Governo de Rondônia, mas segundo o governador Confúcio Moura é fator de estímulo à busca pela excelência, que é o objetivo de todos. O governador citou a parceria com o Sebrae e os incentivos à atividade produtiva como estratégias para manutenção e geração de empregos no campo e nas cidades.

O Sine presta esse serviço gratuitamente, incluindo os cursos de qualificação. Para isso, basta que o interessado mantenha seu cadastro atualizado em qualquer dos postos do órgão. No caso de Porto Velho, o atendimento é feito na sede do Sistema, na rua Paulo Leal, 332, no centro.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo