Governo de Rondônia
25/04/2024

INOVAÇÃO

Sistema de irrigação móvel é apresentado pela primeira vez na RRS e atrai interesse de produtores rurais

26 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Visitante a 6ª Rondônia Rural Show (16)

Produtores rurais conhecem sistema de irrigação por carretel

 

Na unidade demonstrativa da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além dos cultivares verdinhos, o que chama atenção é o sistema de irrigação que a Diságua, empresa do município de Cerejeiras, colocou a disposição do público da Rondônia Rural Show pela primeira vez.

De acordo com o técnico de irrigação Sérgio Correia, o sistema de irrigação por carretel tem alcance de até 11 hectares. O modelo é considerado de baixo custo. ‘‘Chega a R$ 4 mil por hectare; já no sistema de irrigação convencional não fica por menos de R$ 7 mil o hectare’’, disse.

O equipamento ainda é uma novidade para os produtores rurais de Rondônia, mas segundo o técnico, em outros estados como Mato Grosso, onde o agronegócio também é forte, o sistema já é bastante utilizado. ‘‘Quando se fala em tecnologia na propriedade rural é preciso pensar na irrigação. Quem não se adequar às novas tecnologias vai ficar para trás’’, afirma.

Com a bomba instalada a 300 metros da fonte de água, a irrigação se estende por mais 125 metros através do carretel. ‘‘A eficiência é de 10 irrigações em uma só. Eu consigo irrigar o capim, o milho, o jiló, soja, feijão, o arroz, consigo fazer isso porque ela é móvel’’, considera Sérgio Correia, ressaltando que o sistema pode se adaptar às diferentes propriedades.

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo