Governo de Rondônia
23/04/2024

MUNICÍPIOS

Sistema de monitoramento e planejamento do DER é apresentado a prefeitos

08 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Diretor destaca que monitoramento foi implantado em 60% da frota

O sistema de monitoramento de máquinas, equipamentos e veículos em fase de implantação no Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), foi apresentado a 47 prefeitos de Rondônia, do total de 52 municípios.

A exibição do sistema de monitoramento teve ênfase no plano de trabalho do DER até dezembro de 2018, por meio das 14 Residências Regionais; das quatro usinas de asfalto; das duas usinas de microrevestimento e da Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU) em Porto Velho, além execução das obras contratadas.

A apresentação ocorreu  em evento realizado na manhã de hoje (08), pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), no Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Porto Velho, com a presença do governador Daniel Pereira.

O diretor-geral do DER, Luiz Carlos Katatal, iniciou apresentação exibindo num telão o funcionamento do sistema de monitoramento, o qual permite saber onde o maquinário está e o que está fazendo; quanto tempo o equipamento trabalhou e de que forma executou o serviço; se o servidor está operando a máquina de forma correta ou não. “Podemos criar até uma cerca virtual delimitando a área de atual de cada máquina ou veículo”, afirmou o diretor.

O diretor afirmou que cerca de 60% do parque de máquinas, equipamentos e veículos já estão sendo monitorados e que o governo de Rondônia investirá mensalmente cerca de R$ 20 mil para acompanhar seus maquinários. “Neste primeiro mês de avaliação já percebemos a economia. Com apenas 100 máquinas monitoradas poderemos pagar por toda a frota”, explicou ao destacar a viabilidade econômica da implantação do sistema.

Em seguida foi apresentado os prefeitos a dinâmica de funcionamento de toda a estrutura do Departamento, incluindo a área de atuação de cada unidade do órgão. “As estradas estaduais não foram planejadas para suportar o trânsito atual com as carretas bitrem. Apenas o Anel Viário de Ji-Paraná foi projetado desta forma”, assegurou o diretor.Para o presidente da Arom, prefeito de Cerejeiras Airton Gomes, a apresentação do DER deixará os prefeitos mais compreensivos com as reivindicações junto ao governo.

Leia mais:

 Iniciada a limpeza e patrolamento de 100% do bairro Jardim Santana, em Porto Velho

 Quatro frentes de serviços atuam na melhoria das estradas da região de Cacoal

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo