PARCERIA DIGITAL

Sistema digital de inquérito policial será implantado em Rondônia

26 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário da Segurança Pública, Defesa e Cidadania de Rondônia esteve em São Paulo essa semana, onde se reuniu o secretário de segurança daquele Estado, Mágino Alves Barbosa Filho. Durante a visita realizada no gabinete da SSP, e no Departamento de Inteligência (Dipol) da Polícia Civil, foi assinado protocolo de intenção entre as partes visando compartilhamento de informações relativas à implantação de sistemas de Inquérito Policial Eletrônico (IP-e) e Gestor de Laudos (GDL) nas unidades policiais de Rondônia.

Segundo o secretário Lioberto Caetano, trata se de um protocolo que possibilita facilitar inquérito policial eletrônico por parte a Policia Civil e posterior integração ao  sistema de automação judicial do TJ RO, que está em fase de implantação em Rondônia. “O sistema reflete diretamente na rapidez das informações, permite o acompanhamento em tempo real do processo pela justiça, pelo Ministério Púbico, pela polícia, pelas partes e pelos advogados”, disse Caetano. Permite também, segundo o secretário, melhor agendamento e redução de audiências, além  de aumentar a velocidade do processo.

Na terça, o secretário apresentou ao governador Confúcio Moura as informações sobre o protocolo de São Paulo, em audiência realizada no palácio do governo, onde participaram o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Gutemberg e o secretário chefe da Casa Civil do Estado de Rondônia, Emerson Castro.

Para o presidente do tribunal de Justiça, a implantação do sistema vai diminuir a burocracia que dificulta a tramitação dos inquéritos. O novo sistema vai substituir o papel pela tecnologia com transmissão de dados e informações, interligando a Polícia Civil, o Ministério Público o Poder Judiciário, disse o desembargador.

Em São Paulo, durante a assinatura do protocolo, Mágino Alves Barbosa Filho, Secretário de Segurança de SP, disse que “nenhum Estado está distante dos problemas dos demais. Todos são interligados”. “Só conseguimos combater efetivamente a criminalidade, se tivermos um olhar global em relação a isso”.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Valdir Alves e Arquivo SSP