PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Sistema disponibilizado pelo governo às prefeituras auxilia gestão dos municípios rondonienses

03 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A ferramenta de controle e monitoramento de ações gerenciais, desenvolvida pelo governo de Rondônia, está sendo disponibilizada gratuitamente às prefeituras interessadas em implantar um modelo de gestão moderno com fundamentos utilizados por empresas com níveis de excelência reconhecidos. A disponibilização do Sistema de Gestão de Projetos (Sigep) representa o compromisso do governador Confúcio Moura de trabalhar em parceria com os municípios visando um desenvolvimento conjunto.

Para o vice-prefeito de Espigão do Oeste, Waltinho Lara, trata-se de algo novo que serviu para os orientar e direcionar as ações de curto, médio e longo prazos do município

Junto com o Sistema, o estado oferece a oficina de sensibilização à equipe das prefeituras compostas por secretários, assessores, técnicos, além dos próprios prefeitos e vices. Coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), órgão responsável pela criação do Sigep, a oficina direciona os participantes para elaboração do Planejamento Estratégico que representa o ponto de partida para definição dos projetos prioritários que deverão ser inseridos, monitorados e acompanhados no sistema.

O secretário da pasta, George Braga, explicou que o processo é importante para que os usuários internalizem a concepção do que é um projeto, por exemplo, além de ter o conhecimento fundamentado e não só o de preencher o programa. “O controle das ações é uma das principais atitudes que direciona uma organização a prestar um serviço de qualidade. Se não controlamos podemos perder todo um trabalho. Pessoas fazem isso em casa, empresários em suas empresas e as instituições públicas podem utilizar esse método também”, disse.

O Sigep está inserido dento do Programa de Apoio aos Municípios desenvolvido pela Sepog e desde 2015 tem auxiliado as prefeituras na implantação da ferramenta como nas cidades de Machadinho do Oeste, Campo Novo e Monte Negro. Nas novas gestões o apoio continua e os primeiros municípios a participarem da oficina e a implantarem o Sigep foram Espigão do Oeste e Cacoal. Para os próximos meses já estão confirmados os municípios de Pimenta Bueno, Machadinho do Oeste, Jaru, Alto Alegre, Campo Novo e Rolim de Moura. A meta é atender a 20 prefeituras até o final do ano.

ADESÃO

De acordo com o assessor da Sepog, Natan de Oliveira, as prefeituras interessadas em implantar o Sistema devem entrar em contato com a Secretaria Executiva Regional respectiva ao município por meio de ofício e solicitar a implantação.

Para o vice-prefeito de Espigão do Oeste, Waltinho Lara, o sentimento que também reflete o do prefeito da cidade, Nilton Caetano, é de agradecimento ao governo estadual e aos técnicos envolvidos na implantação da ferramenta e construção do Planejamento Estratégico. “É algo novo que serviu para nos orientar e direcionar as ações de curto, médio e longo prazos do município. Tirou a administração do comodismo e motivou o trabalho em equipe. Realmente estamos muito gratos”, disse Waltinho.

Texto: Jane Carla
Fotos: Colaboradores

Capacitação, Cursos, Economia, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade