CENSO ESCOLAR

Sistema Educacenso para a coleta de dados da matrícula ficará disponível até 31 de julho

05 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A gerente de Avaliação, Controle e Estatística da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, professora Aparecida Meireles Souza e Souza, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o Sistema Educacenso foi aberto na última quarta-feira, 30, para a coleta de dados da matrícula inicial da educação básica e ficará disponível até 31 de julho.Essa é a primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, por meio de sua Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) e da Coordenação Geral do Censo da Educação Básica (CGCEB). Todas as escolas brasileiras deverão informar os dados ao Censo Escolar.

Na matrícula inicial são coletados dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional.

A gerente da Seduc diz que uma das novidades desta edição é o aplicativo Censo Localiza, que permitirá aos usuários registrar a localização geográfica das escolas. A utilização do aplicativo é restrita aos níveis de acesso Superusuário e Executor do Educacenso. O Censo Localiza poderá ser baixado no Google Play Store, para celulares Android, e na App Store, para Iphones.

A secretária de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professora Angélica Ayres, disse que as informações coletadas pelo Censo Escolar 2018 devem ser preenchidas pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipai de educação, diretamente no sistema Educacenso.
Na página do Censo Escolar no Portal do Inep é possível conferir informações detalhadas sobre a matrícula inicial, assim como ter acesso aos documentos que orientam o preenchimento dos dados.

“As informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas, pois são elas que dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de orientar as políticas públicas de educação”, afirmou Souza e Souza.

Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Esio Mendes