Governo de Rondônia
25/04/2024

Sistema

Sistema Estadual de Cultura recebe aprovação na Assembleia Legislativa

19 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1Na tarde da última terça-feira (24), foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Legislativa de Rondônia a criação do Fundo Estadual de desenvolvimento da Cultura (FEDEC), Sistema Estadual de Cultura (SEC) e Sistema Estadual de Financiamento à Cultura (SEFIC).

Pouco antes da sessão, o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson (Chicão), foi recebido em audiência no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa. Na oportunidade em que se reuniu com o presidente em exercício, Hermínio Coelho e com o vice-presidente Maurão de Carvalho, o titular da pasta pediu apoio aos projetos de lei relacionados à cultura de Rondônia que foram encaminhados à Assembleia pelo Governo do Estado por meio da Casa Civil.

Chicão lembrou que com a aprovação destes projetos, Rondônia será beneficiada pelas ações nacionais, “Estamos falando de uma lei de relevância histórica e que tem importância singular para o desenvolvimento e regularização do movimento cultural de Rondônia. Este ano já recebemos quatro visitas do Ministério da Cultura, estamos estreitando os laços e buscando parcerias”, disse o secretário da Secel.

Durante a sessão plenária, os deputados Luizinho Goebel e Adelino Follador defenderam a necessidade de se aprovar os projetos, o que vai garantir investimentos concretos no setor cultural. O deputado Follador lembrou ainda, do tempo em que atuou em um grupo de teatro na região de Ariquemes. Quem também discursou na ocasião foi a deputada Epifânia Barbosa, que recentemente propôs uma audiência pública, reunindo governos e representantes do setor para discutir os principais pontos destas matérias.

Ao final o secretário agradeceu o empenho de todos os articuladores do Estado, “Essa é uma conquista não só do movimento cultural rondoniense, mas também da população que será diretamente beneficiada. Temos muito trabalho pela frente e o melhor, pessoas empenhadas para fazê-lo”, declarou Chicão.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo