Governo de Rondônia
Quinta, 25 de fevereiro de 2021

Sistema

Sistema Estadual de Cultura será implantado em abril

09 de abril de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

politicas culturaisO grupo de trabalho convocado pelo Governo do Estado através da SECEL, responsável pela elaboração do Sistema Estadual de Cultura encerrou suas atividades na última quarta-feira.

Composto por 29 integrantes representando o governo e a sociedade civil, o grupo teve 4 reuniões, para estudar sistemas de todo o Brasil e adequá-los a realidade de Rondônia.

A gerente de Cultura da SECEL, Cândrica Madalena “Bebel” explicou que os representantes foram convidados visando preservar e garantir a defesa da diversidade cultural do Estado, sendo um de cada segmento, mas que as reuniões foram abertas a participação do público “Precisávamos trabalhar a formação de um grupo fixo para elaboração do documento, mas em todas as reuniões recebemos produtores culturais que contribuíram muito para o resultado final” afirmou a gerente.

Segundo Alexandre Ronald, assessor da Secel, o trabalho resultou na elaboração da minuta do projeto de lei que visa a implantação do Sistema Estadual de Cultura que compreende a criação do Conselho Estadual, o Fundo de Financiamento e a Lei de incentivo.

Bebel comenta ainda que esta ação demonstra o compromisso do Governador Confúcio Moura em construir uma política pública cultural para o Estado de forma democrática e participativa.

O produtor cultural representante do Movimento Hip Hop da Floresta concorda que Rondônia deu um grande avanço para construir de fato uma política pública para a cultura, “O governo fez sua parte junto com a sociedade civil. Agora é esperar que o parlamento também faça a sua” ressaltou Edjales Benício.

Para o assessor da Casa Civil, Tomas Giovane, esse é o perfil do atual Governo “que tem a preocupação com o conhecimento e gestão pública moderna, priorizando o dialogo e a parceria entre a sociedade civil e segmentos do próprio governo de modo a fomentar idéias no sentido de realização de projetos que venham beneficiar o Estado de Rondônia” concluiu.

O secretário de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer, Francisco Leilson “Chicão” reforçou que esse momento é dedicado a reconstrução da nova ordem cultural do Estado e acrescentou ainda que “ver o resultado final do trabalho deixa claro que todos os participantes estavam compromissados e interessados em deixar um legado para a história cultural de Rondônia”, finalizou Chicão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe