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OUVIDORIA GERAL

Sistema Fala.BR registra 217 manifestações nos meses de janeiro e fevereiro em Rondônia

13 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

 

O cidadão rondoniense registrou em apenas dois meses cerca de 1.652 manifestações ao Governo de Rondônia, por meio dos canais de atendimento, incluindo o Sistema Fala.BR. Com uma sociedade mais participativa e um sistema que permite a integração de ouvidorias de todo o Estado de Rondônia, é possível trabalhar com o desenvolvimento de políticas públicas, que favorecem melhorias ao serviço público prestado pelo Governo.

Elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão são opções que o cidadão conta para se manifestar diretamente aos gestores estaduais. Em janeiro e fevereiro foram 1.652 manifestações, com relatórios de todas as ouvidorias do governo estadual, incluindo secretarias, superintendências, autarquias e fundações, monitoradas pela Ouvidoria Geral, que verifica se a resposta foi dada em tempo hábil.

O quantitativo de manifestações foi realizado pelo cidadão de forma presencial, por meio do 0800 647 7071, por e-mail e pelo Sistema Fala.BR (registro de 217 demandas),  que pode atender todo o Estado com uma interface amigável, intuitiva e de fácil acesso aos usuários que desejam usar o serviço.

Para acessar o Sistema Fala.BR e registrar uma manifestação, basta seguir o passo a passo:

A sociedade rondoniense pode contar com esse mecanismo de controle e participação social. Acessando o portal do Governo de Rondônia, na lateral superior direita da página está em anexo o link da Ouvidoria, que ao clicar remete ao sistema Fala.BR. O cidadão pode registrar sua manifestação, por meio da realização ou não de um cadastro ou login.

Se não houver identificação, o manifestante não consegue acompanhar e receber respostas, porém, a demanda será tratada da mesma forma. Todas as demandas são compartilhadas pelos órgãos de controle e inteligência do Estado.

A Controladoria Geral da União (CGU) consegue por meio do Sistema Fala.BR monitorar a efetividade do trabalho realizado pelas ouvidorias, avaliando as resoluções das manifestações.

Muitos municípios aderiram ao sistema, o que possibilita o compartilhamento de dados entre as ouvidorias públicas. A integração que o sistema promove é importante para o desenvolvimento das ações realizadas pelo Governo de Rondônia. “A participação do cidadão é essencial, pois as manifestações acolhidas chegam aos gestores, tornando-se políticas públicas, muitas delas com sugestões de melhorias para que o serviço público seja prestado com mais eficiência e transparência”, afirmou o ouvidor interino, João Bosco.

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Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


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