Governo de Rondônia
26/04/2024

ASSEPSIA

Sistema prisional recebe caixas e hastes de sanitização por raios UVC para combater a Covid-19 nas unidades de Porto Velho

14 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Instrumentos feitos com mão de obra reclusa do sistema é importante estratégia para o controle da disseminação da doença

 

A Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus) entregou, na terça-feira (11), 10 caixas e oito hastes de iluminação por raios ultravioleta (UVC) a todas as unidades do sistema prisional de Porto Velho, para desinfecção de objetos e celas em suas dependências, na expectativa de proporcionar uma boa assepsia nesses ambientes e colaborar para o controle da infecção pela Covid-19.

De acordo com Robson de Sousa, coordenador de Infraestrutura da Secretaria (Coinf), esta iniciativa para sanitização do ambiente prisional da Capital atende a um modelo utilizado pelo sistema prisional do Maranhão, que foi adotado pelo Estado de Rondônia com o aproveitamento da mão de obra reclusa do sistema, sob a coordenação da Sejus, como importante estratégia para o controle da disseminação da doença, que tem o apoio e incentivo do titular da secretaria, Marcus Rito, e do governador Marcos Rocha.

Objeto é colocado dentro da caixa, que é fechada e exposta à luz por 5 minutos, tempo necessário para a desinfecção

COMO FUNCIONA

Segundo suas explicações, as caixas com medidas de 60cm x 60cm serão utilizadas no comissariado ou na entrada das unidades para desinfetar todo e qualquer material, principalmente antes de entrar, já que pode ser utilizada em todo tipo de objeto, como armamentos, respiradores, capacetes e até mesmo em alimentos. Seu mecanismo de funcionamento é muito simples: o objeto é colocado dentro da caixa, que é fechada e exposta à luz por 5 minutos, tempo necessário para a desinfecção dos objetos que são retirados totalmente esterilizados.

Já as hastes com iluminação UVC, conforme as mesmas explicações, serão utilizadas para a desinfecção das celas, principalmente daquelas em que há casos suspeitos ou positivados para Covid-19. Para sua utilização, os presos devem ser retirados e a luz instalada, de modo que sua direção seja gradativamente alterada dentro das celas, propiciando a incidência dos raios sobre todos os pontos do recinto. Ressalte-se que numa cela de 3m X 3m, por exemplo, ela deve permanecer ligada pelo período de 1h30m em cada posição, para a completa esterilização ou sanitização do ambiente.

Importa esclarecer que a necessidade de retiradas dos presos das celas durante o processo obedece a uma recomendação científica, pelos riscos à saúde que os raios podem provocar por sua exposição prolongada. A explicação é que os raios UVC podem destruir células, danificar o material genético e provocar doenças graves como câncer.

 

Leia Mais:

Sede do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais é inaugurada em Rolim de Moura

Visitas nas unidades prisionais de Rondônia devem retornar após diagnóstico da Sejus e autoridades sanitárias


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Gabriela Ramos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Justiça, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo