SKALA SAÚDE

Sistema “Skala Saúde” dá transparência a escalas de plantão de servidores em repartições do Governo de Rondônia

16 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Escala de enfermeiros inclui plantão comum, sobreaviso, plantão especial, férias regulares, licença médica e licença prêmio

Até o próximo dia 27, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) do Governo de Rondônia treinarão on-line servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), para facilitar a gestão de escala e plantões e substituições por meio do sistema “Skala da Saúde”.
“O Sistema foi desenvolvido para atender a Segep e manter organizada a escala de plantonistas em todos os órgãos públicos. Atualmente, todos os usuários de plantão no Estado têm suas escalas de trabalho cadastradas manualmente, numa rotina que apresenta dificuldades. Com a automatização, haverá facilidades no sentido de reduzi-las. Isso acontece com a emissão de mapas e a interligação com todos os sistemas em funcionamento”, explica a chefe do Núcleo de Administração e Adicionais dos Servidores (Nafas) na Segep, Clarissa Morais Costa Fernandes.

Ao acessar o Portal do Servidor, o funcionário público estadual em qualquer área de atuação poderá solicitar trocas de plantão, e saberá qual a sua escala no mês. Também é possível aos plantonistas examinarem e consolidarem substituições, com aval de chefias. Os Recursos Humanos monitoram todos os departamentos aos quais o servidor está vinculado, evitando irregularidades.

Treinamento online do Skala Saúde também serve para outros órgãos públicos

Segundo Clarissa, outros benefícios são decorrentes dessa automatização. “Por exemplo: o servidor não pode exceder a um plantão de 24h, o que favorece maior controle da carga horária efetiva para a qual ele é contratado, bem como, a carga horária extra”. Clarissa antevê melhoras pontuais e conclama a todas as secretarias, departamentos e direções a sugerir demandas. Lembrou que, além da Sesau, a Agência Idaron e seus servidores em regiões de fronteira, agentes do Sistema Penal e policiais civis.

Concebido dois anos atrás pela equipe da Setic, o Sistema é forte e abrangente. A maior dificuldade de implantação foram as integrações com o Portal do Servidor, Módulo de Recursos Humanos do Estado, e Sistema Integrado de Frequência. “A utilização em massa veio ocorrer a partir de agosto de 2020”, lembrou a analista de sistemas Maria Luíza Coelho. Segundo explicou, se os servidores e chefias observarem problemas e necessidade de correções, erros, sugestões de melhorias ou dúvidas, podem falar com a Setic, por meio da Central de Serviços (https://app.pipefy.com/public/form/pm6vDPCU).

PROGRAMAÇÃO

O treinamento está acontecendo no período de 12 a 27 de abril, a partir das 15h, para servidores da Sesau. A mesma capacitação já foi realizada on-line pelo Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Cetas, Agevisa, CDA, CPA, e Hospital de Buritis. Confira a programação:

19 de abril: Hospital Regional de São Francisco
20: Hospital Regional de Cacoal e Heuro
22: POC
23: Lacen, Lepac e Cemetron
26: Hospital João Paulo II

Texto: Montezuma Cruz

Capacitação, Cursos, Empresas, Governo, Legislação, Previdência, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade