Governo de Rondônia
28/03/2024

SUAS

Sistema Único de Assistência Social é debatido no workshop do terceiro setor em Porto Velho

14 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e a Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), em parceria com o Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor, realizam o Workshop do Terceiro Setor, com destaque nesta edição para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), sob o tema o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC). O evento foi aberto nessa terça-feira (13) e termina nesta quarta-feira (14), na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Rondônia (Sintero), em Porto Velho.

Secretária Marionete Sana destacou importância do evento

O evento tem por objetivo explicar a aplicabilidade da Lei n° 13.019, de 31 de julho de 2014, para o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e de diferentes fases da gestão de parcerias voluntárias entre a administração pública federal e as OSC.

Na abertura, a titular da Seas, Marionete Sana, falou da importância deste encontro, onde estão presentes prefeitos, secretários municipais e representantes de associações, sindicatos entre outros do 3º setor.

“Nossa missão é trazer à luz este novo modelo de gestão no que se refere ao 3º setor. A Seas está à disposição para apoiar os municípios, e assim melhorar a gestão com termo cooperação e termo de fomento”, disse.

A lei institui normas gerais para as parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, estabelecidas pela União, estados, Distrito Federal, municípios e respectivas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista prestadoras de serviço público e suas subsidiárias, com organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com as organizações da sociedade civil; e institui o termo de colaboração e o termo de fomento.

Ao fim da solenidade de abertura, Rafael Vargas, chefe do Núcleo do Terceiro Setor da Seae e presidente do instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor/Inats, membro da Associação Brasileira de Captador de Recursos em São Paulo (ABCR) e professor da rede Sincov do estado de Rondônia iniciou a palestra. Como co-palestrante será a advogada Deyse Luciane Gusmão Ribeiro, assessora jurídica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Leia Mais:

Tecnologia desenvolvida para credenciamento do Terceiro Setor em Rondônia desperta interesse de outros estados

Governo orienta prefeituras sobre marco regulatório do terceiro setor para repasse de recursos

Superintendência de Assuntos Estratégicos vai capacitar 300 entidades do terceiro setor em dois anos

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo