Governo de Rondônia
29/03/2024

SUS

Sistema Único de Saúde apoia pesquisadores de Rondônia no seminário que abre portas para intercâmbio científico interestadual

28 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Pesquisadores apresentam trabalhos científicos até quinta-feira no evento

Pesquisadores apresentam trabalhos científicos até quinta-feira no evento

A coordenadora do Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), Mage Tenório, conclamou nesta terça-feira (28) pesquisadores de Rondônia a promover “agregação de laboratórios” para obter mais recursos do governo federal.

Ela abriu o Seminário Marco Zero promovido pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa em Rondônia (Fapero), que segue até quinta-feira (30), no Larisson Hotel, em Porto Velho.

“São os pesquisadores que trazem respostas locais, aplicando a ciência, a tecnologia e a inovação aqui produzidas, quando todos sabem, o eixo Sul-Sudeste concentra os recursos investidos no setor”, frisou.

A coordenadora anunciou a criação de uma rede interestadual de pesquisadores que também beneficiará Rondônia mediante o aproveitamento do intercâmbio técnico-científico. “O pesquisador viajará para outros estados para conhecer novidades, e levará também as suas experiências”, exemplificou.

Para o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o resultado positivo das pesquisas em Rondônia “é a continuidade da célula embrionária, hoje valorizada pelo governador Confúcio Moura”.

Segundo ele, ao “ciscar para dentro”, o governo permite à academia o fortalecimento de ações de pesquisas voltadas para o bem coletivo. Até quinta-feira serão apresentados 20 projetos da chamada de 2016.

Entre outros exemplos, ele citou que 50% dos 3,5 mil partos feitos por ano no Hospital de Base Dr Ary Pinheiro, em Porto Velho, são de gravidez de alto risco. Desta maneira, sugeriu que a institucionalização das políticas públicas na saúde adote uma linha “tal qual a tábua de Moisés”. “Não adianta fazermos cirurgias urológicas modernas, se não tivermos próximos a academia”, apelou.

Lembrou que a infovia de Rondônia atualmente beneficia a saúde e facilita, de certa forma, a graduação em especialidades, de 43 médicos residentes no HB e no Hospital Regional de Cacoal.

Pimentel também elogiou o trabalho do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) no monitoramento da vacina que melhora a eficácia do combate à dengue, trabalho confiado ao cientista Mauro Tada.

A coordenadora trouxe alento aos pesquisadores, ao anunciar que neste ano o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS abrirá a cada estado a oportunidade de apresentar uma experiência exitosa que será escolhida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

No seminário, cada coordenador de pesquisa irá expor detalhadamente o projeto de sua área e submetê-lo à avaliação da comissão constituída por doutores do Ministério da Saúde, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Rondônia.

Secretário Pimentel agradece pesquisadores, ao lado do presidente da Fapero, Francisco Elder, e da representante do PPSUS, Mage Tenório

Secretário Pimentel agradece pesquisadores, ao lado do presidente da Fapero, Francisco Elder, e da representante do PPSUS, Mage Tenório

Em 15 anos, o PPSUS garantiu 80% dos recursos para pesquisas no segmento, de dez estados brasileiros.

“O modelo do PPSUS é excelente, outras instituições de fomento podem adotá-lo”, elogiou o presidente da Fapero, Francisco Elder Souza de Oliveira.

A Fapero investiu até agora R$ 30 milhões em apoio a pesquisas de diversas instituições.

Mencionando o perfil regional, lembrou que um terço das propostas não alcançaram mérito suficiente, o que indica a necessidade de melhorar. “Nunca antes na história deste estado governador algum considerou a ciência investimento e não um simples gasto”, ponderou. 

Leia mais:
Rondônia pede patente para fármaco anti-leishmaniose obtido de cobra cascavel; pesquisa teve apoio da Fapero
Fapero elege saúde mental, traumas, cuidados com alimentação e doenças infecto-contagiosas como prioridades para editais


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo