Governo de Rondônia
29/03/2024

SANIDADE

Sistema unificado estadual de sanidade agroindustrial familiar, artesanal e de pequeno porte é aprovado em Rondônia

26 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto de Lei  de autoria do Governo do Estado que cria o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RO) é aprovado em sessão, na tarde desta terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Rondônia. O projeto de Lei permite que os produtores comercializem em todo o território do Estado seus produtos produzidos sob a Inspeção Municipal (S.I.M.). 

O Projeto de Lei numero 116 de 23 de Maio de 2019 de autoria do Governo de Rondônia. Tem por objetivo dar segurança e celeridade ao processo de comercialização de produtos oriundos da agroindústria familiar. Assim como realizar a integração sistêmica, horizontal e descentralizada dos serviços de inspeção municipal (S.I.M). 

Do mesmo modo, traçar as diretrizes básicas da Sanidade da Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Cabendo ao executivo produzir e editar recomendações e instruções, por meio de documentos técnicos específicos e conceder autorização de liberação do comércio intermunicipal, bem como descredenciar os serviços de inspeção municipais, quando deixarem de atender aos critérios definidos no Susaf-RO.

Para o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Julio Rocha Peres, já existia a necessidade de desburocratizar e facilitar o acesso aos serviços de inspeção sanitária. 

“A Lei possibilita o reconhecimento e a equivalência dos serviços, ou seja, o que eu faço é igual ao que a União faz e o que o município fará será igual ao Estado e à União também. Isso facilita a agregação de valor aos produtos, fixando o homem e a família na propriedade e mostrando para os consumidores que nós temos condição de produzir em quantidade, com qualidade e com segurança alimentar,” destacou Julio Peres.

Leia mais:

Medidas de biossegurança para suspensão da vacinação contra Aftosa são reforçadas pela Idaron

Auditoria através do programa Quali-SV é primeiro passo para suspensão da vacinação contra Aftosa em Rondônia

 Aprovado Projeto de Lei que flexibiliza e estimula a instalação de agroindústria familiar


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Wânia Ressutti
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo