Governo de Rondônia
Segunda, 14 de junho de 2021

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO

Sobe para 25 o número de municípios beneficiados pelo governo com postos para emissão de carteiras de identidade

18 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Os municípios de Vale do Paraíso, região de Ouro Preto, e Seringueiras, localizado na BR 429, contam a partir desta semana com postos de identificação para emissão de carteira de identidade. Agora são 25 os municípios rondonienses a contar com o beneficio, um projeto do governo com inicio em 2016, e que teve como piloto o município de Monte Negro, região do Vale do Jamari, o primeiro a aderir a parceria.

A ação é agora parte integrante do Programa Rondônia Mais Segura e prevê a assinatura do Termo de Cooperação com outros 28 municípios para que as 52 cidades de Rondônia possam contar com um posto de identificação, cada.

Municípios devem demonstrar interesse em assinar termo de cooperação para instalação de posto de atendimento de amissão de RG

A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil (IICC) que, além da captação de recursos junto a parlamentares, é responsável pela parte operacional do projeto.

“Por meio de um Termo de Cooperação assinado com prefeitos dessas cidades a implantação dos postos de identificação é, acima de tudo, resultado da parceria estabelecida com os municípios, que oferecem dois ou mais funcionários e local para o funcionamento dos postos.

A Sesdec, por sua vez, entra com os equipamentos necessários e o treinamento aos servidores disponibilizados pela prefeitura para a prestação do serviço específico.

Segundo o secretário de segurança, Lioberto Caetano, promover essa ação é promover a cidadania, a inclusão social. “São pessoas que precisavam viajar quilômetros e mais quilômetros para conseguir sua carteira de identidade e mesmo assim com atraso de até quatro ou cinco meses”.

O Termo de Cooperação entre a Sesdec e os municípios; a atuação dos deputados estaduais com liberação de emendas parlamentares foi possível diminuir o tempo de espera pelo documento, essencial para o cidadão.

Com a implantação dos postos, as carteiras são entregues ao solicitante em, no máximo, sessenta dias, uma redução significativa para quem esperava mais de quatro meses para obter o documento, sem falar no deslocamento para outras cidades.

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira esteve nos dois eventos. Ele destacou o empenho da secretaria de segurança, e da Policia Civil, por meio do diretor do instituto de identificação, Julio Kasper, pelas medidas de sucesso tomadas para beneficiar a população em geral.

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Fonte
Texto: Valdir Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Segurança


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