Governo de Rondônia
26/04/2024

SAÚDE DOS HOMENS

Sociedade de Portos e Hidrovia promove palestra em comemoração ao ‘Novembro Azul’

18 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

novembro-azul_18-11-2016_rafaela-schuindt-3

Servidores do porto de Porto Velho participaram de palestra sobre prevenção à saúde

O diretor de Operação e Fiscalização do Porto Público de Porto Velho, Edinaldo Gonçalves (Caico), abriu nesta sexta-feira (18) a programação do “Novembro Azul” destinada aos funcionários da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) e trabalhadores portuários avulsos.

Segundo o diretor, a ação acompanha a campanha de promoção da saúde do homem e conscientização da necessidade de prevenção ao câncer de próstata. “Por mais que o assunto seja delicado, é necessário alertamos os homens, visto que a cada ano os índices aumentam cada vez mais”, reforçou Caico.

Convidadas pela administração da Soph, alunas do 8º período do curso de psicologia da Ulbra Porto Velho proferiram palestra sobre o tema, apresentaram as faixas etárias que são mais acometidas pela doença, complicações, formas de detecção e tratamento. O grupo é composto por Jakeline Arruda, Andrea Custódio, Rafaella Oliveira e Divina Silva.

Segundo a acadêmica Jakeline, a ideia é desmistificar o tema e acabar com o preconceito. “A relevância do assunto nos motivou a tratar do mesmo, uma vez que percebemos quão grande é o tabu acerca do toque retal para os homens. Trouxemos alguns vídeos que satirizam o momento do exame para explicar que não é assim que funciona, e alertar para os riscos da não prevenção ou detecção precoce”.

O trabalhador portuário avulso, Dionízio Paes Barros, de 40 anos, afirmou que apesar de já ter assistido a outras apresentações sobre o tema, ainda não tinha tido a oportunidade de verificar onde pode ser feito. “Como esse tipo de exame também está disponível na rede pública, e com as informações repassadas, devemos perder o medo e prezar pela nossa saúde”, garantiu o profissional.

As alunas disponibilizaram ainda o telefone (69) 3218 2000/2011 do Hospital Santa Marcelina para agendamento de consultas com urologista, que estará à disposição da comunidade na próxima quinta-feira (24).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo