29/03/2024

PROFISSIONALIZAÇÃO

Socioeducandos de Ji-Paraná fazem curso profissionalizante de Confeiteiro

03 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Socioeducandos aprendem confecção de pães, bolos e doces.

Seis socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), unidade de cumprimento de medidas em Ji-Paraná, começaram no dia 05 de novembro a segunda etapa de cursos profissionalizantes, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. A etapa agora é a do Curso de Confeiteiro.

O benefício é fruto do convênio firmado entre a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) e o Senai que busca profissionalizar jovens em situação de vulnerabilidade e em conflito com a lei, atendendo jovens em cumprimento de medida em regime fechado.

A diretora técnica do Case, Katiliane Dantas relata que a nova turma reflete o verdadeiro significado da ressocialização, pois era uma turma que no início achava que não se importariam muito com o curso, mas que tem surpreendido pelo  empenho demonstrado nas aulas. “ Eles querem aprender, e tem dado a oportunidade para nós, enquanto equipe da socioeducação,  e até a querida professora Orcimara,  de apresentarmos a estes adolescentes uma outra realidade de vida”, destaca.

Para o agente de segurança socioeducativo, Creovanni Souza Lacerda, que tem feito a segurança nos dias dos cursos, essa oportunidade de profissionalização pelo Senai é de grande avalia para os socioeducandos, uma vez que oferece qualificação aos mesmos e gera oportunidade para eles no mercado de trabalho. “ Todos tem direito de dar seguimento em suas vidas junto a sociedade. O Case de Ji-Paraná vem desenvolvendo um papel social muito importante a esses adolescentes e esse curso de confeiteiro é de suma importância para abrir futuras portas a eles”, comenta.

O socioeducando P.H.R.O, de 18 anos,  teve a oportunidade de comemorar o seu aniversário durante uma das aulas de confeitaria. Ele é animado com o curso e até ganhou a festinha de aniversário preparada pela professora e seus colegas. “ Esse curso é muito legal e agradeço a minha professora  porque  lembrou de mim,  dos meus parabéns, mesmo estando aqui  dentro”, finaliza.

Parceria

Firmada através de contrato  com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no valor de R$ 102.400,00 (cento e dois mil e quatrocentos reais) a meta é  ministrar cursos de formação profissional nas áreas de confeitaria, pedreiro de revestimento, eletricista instalador residencial e instalador hidráulico para os internos da unidade socioeducativa de Ji-Paraná.

O curso de confeitaria segue e sua previsão de encerramento será em 07 de janeiro de 2019. Após será a vez dos adolescentes participarem do curso de eletricista instalador residencial e instalador hidráulico, ainda no primeiro semestre 2019.

Texto: Celene Gomes
Fotos: Arquivo Fease