RESSOCIALIZAÇÃO

Socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade participam de um city tour em Porto Velho

24 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Socioeducandos conhecem o CPA no City Tour.

Na última terça-feira (22), os socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade (Cassem), da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease),   participaram do projeto ‘Eu conheço minha história cultural’, um city tour em Porto Velho,  uma parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur).

Na primeira parte desta ação conjunta, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar o espaço e a cultura de Porto Velho, com um roteiro incluindo lugares turísticos, como por exemplo, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Teatro Palácio das Artes, a Praça das Três Caixas D’Água, o Palácio Rio Madeira, e outros.

Após o city tour, na segunda parte, os socioeducandos participantes da ação poderão participar de um concurso de desenho artístico com um tema relacionado ao projeto, com o prazo estipulado para a apresentação das artes para a Fease até 30 de outubro de 2019.

Os trabalhos apresentados serão avaliadas e votadas pelos próprios socioeducandos de Porto Velho, sendo apresentados em todos os centros socioeducativos até 4 de novembro, por servidores da Fease, para votação. O vencedor será conhecido na mesma data, tendo como premiação uma placa personificada do projeto, sendo entregue em uma cerimônia no Palácio Rio Madeira.

“Hoje estamos em um ambiente diferente, e eu tô gostando muito porque eu conheci coisas que eu nunca imaginei que fosse ver, e eu agradeço esta oportunidade”, disse o socioeducando L.S.

Para o socioeducando H., conhecer os pontos turísticos da cidade que ele mora foi uma experiência gratificante, pois conforme ele disse “eu nem conhecia esse negócio de ponto turístico de Porto Velho, não conhecia a minha cidade e tive a honra de conhecer a história da estrada Madeira-Mamoré e as Três Caixas D’Águas, foi muito legal.”

Conforme declarado pela chefe do Núcleo da Fease, Cassia Farias Rodrigues, esta iniciativa foi pautada com a perspectiva de garantir a proteção integral, estabelecida pelo Sistema Constitucional Federal de Garantia de Direitos regulamentado em 1988, pois avanços importantes ocorreram na história no que se refere às políticas de atendimento à criança e do adolescente no Brasil.

Ela faz menção dos avanços que se deram a partir da Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 que implanta o Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo este, ‘um grande marco histórico na reestruturação da garantia de direitos, nesse norte o Projeto Eu Conheço Minha História Cultural tem como interesse desenvolver atividades culturais com os adolescentes em cumprimentos de medidas socioeducativas visando contribuir com o desenvolvimento biopsicossocial dos adolescentes, como também sensibilizá-lo quanto ao senso de pertencimento do Estado de Rondônia de forma lúdica e criativa’, concluiu.

OBJETIVOS

Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva, buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico – didáticos pedagógicos voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva, promover a aprendizagem em grupos; estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária; desenvolver a criatividade, equilíbrio psicológico, físico e motor por meio da arte; realizar o intercâmbio social e a solidariedade através da arte e do turismo; proporcionar oportunidade à participação em eventos culturais; combater a evasão das medidas socioeducativas; descobrir novos talentos por meio da cultura e da arte.

Texto: Aparecida Sousa
Fotos: Arquivo Fease