Governo de Rondônia
18/04/2024

Socioeducação

Socioeducandos fazem curso de eletricidade residencial básico do Senai

26 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0346A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) da Prefeitura de Porto Velho e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão ofertando  o curso de Eletricidade Residencial Básico – “Bip-Bop” aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação privativa de liberdade.

A aula inaugural aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), na Unidade de Internação Masculina Sentenciada I, onde serão realizadas as aulas. O curso “Bip-Bop” possui uma carga horária de 120 horas, e atende 16 alunos por turma.

A chefa do núcleo pedagógico da Coordenadoria do Adolescente em Conflito com a Lei (CAA), Eva Lima , observa os benefícios no incentivo de oferecer capacitação profissional para os adolescentes internos no sistema socioeducativo. “Esse curso vai trazer novas perspectivas de vida, não só no sentido profissional, mas também no pessoal. A parte do resgate da auto-estima, confiança para que assim o adolescente seja o protagonista da sua própria vida”, contextualiza.

Segundo o diretor da unidade, Felipe Tiago o curso é de grande importância no futuro desses jovens. “A maioria dos adolescentes que entram aqui, muitas vezes não possuem escolaridade, e nem tem condições financeiras de fazer um curso desses. Através das aulas eles vão ocupar a mente e se preparar para o futuro adquirindo uma profissão”, explica.

Janete dos Santos, de 40 anos, é mãe de um dos adolescentes que está na unidade, e espera que seu filho aproveite essa oportunidade. “Essa é uma grande chance para meu filho, eu não vejo a unidade como uma prisão, mas sim como um lugar onde eles vão aprender, estudar e se formar, saindo dessa vida do crime”, argumenta.

Um dos socioeducandos, de 18 anos, vai se esforçar para iniciar e concluir o curso, pois vê essas aulas como um pontapé inicial para seu futuro. “Como o curso tem certificado, acredito que vai ser bem útil para o nosso futuro”, comenta.

De acordo com professor do Senai e instrutor na área elétrica, Michel Rodrigo, “o curso não se diferencia por ser gratuito, mas sim pela  qualidade que vai ser a mesma se fosse pago e espero que as aulas possam somar no conhecimento e na vida deles”, finaliza.

O curso “BIP-BOP”

Consiste no primeiro módulo de aulas teóricas, tendo em base os conceitos e cálculos básicos. Já na segunda fase, segue com a parte prática, que vai ser onde os adolescentes terão que desenvolver na prática o que foi ensinado em sala.

As aulas ocorrem entre os dias 26 de novembro até 17 de dezembro, sendo integral das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h. O certificado é do Senai, sendo reconhecido em território nacional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Lopes – Assessoria Sejus
Fotos: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Justiça, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo