Soja e café fortalecem a economia de Rondônia com sustentabilidade

14 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Grãos

Rondônia é um estado agrícola

O estado de Rondônia consolida a vocação para a produção agrícola, estendendo seus investimentos, também, à qualidade de vida do homem do campo e o forte compromisso com a sustentabilidade.

A soja é o produto que mais gera receita e fomenta culturas como o arroz e milho, além de constituir alternativa para a renovação de pastagens, fortalecendo a integração com a pecuária. O resultado da gestão voltada para este campo, é uma economia que se sobressai no momento em que país enfrentar período de retração.

“O Estado, vocacionado para produção, está cada vez mais aparelhado para produzir melhor. Conquistamos espaços no Brasil e lá fora, porque estamos vencendo desafios”, afirma o governador Confúcio Moura.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE de dezembro de 2014, aponta que a soja gerou receita de R$ 601 milhões. O café, outro segmento em que Rondônia se destaca, foi responsável por outros R$ 285 milhões.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) 2015 apontam aumento de 20% na área plantada na safra 2014/15. Rondônia também apresentou maior expansão percentual de área de soja no país. A produtividade também é exemplar: a produtividade média e de 3.180 kg/ha (Safra 2013/14 – Conab, 2015), superior à média nacional que é de 2,854 kg/ha.

CAFÉ

A agricultura do estado, há décadas, tem o café como uma de suas principais referências. Rondônia é o quinto maior produtor do país e o segundo maior produtor de conillon. No levantamento de janeiro deste ano da safra do café,  a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica que a safra colhida em 2014 (1.477,3 mil sacas) foi 9,18% superior à colhida em 2013 (1.357 mil sacas).

A importância do café para a vida do homem do campo e para a economia do estado é tão relevante, que uma lei, sancionada pelo governador Confúcio Moura designa 10 de abril como o Dia do Início da Colheita de Café Conilon, data que está integrada ao calendário oficial do estado.

O secretário da Agricultura, Evandro Padovani, considera esta data importante para o produtor. “Com esse referencial poderemos em um curto período de tempo colher o café no tempo certo, conseguindo grãos de melhor qualidade e conquistando mercados mais exigentes.”

O Brasil, em 2014, mantém a posição de maior produtor e exportador mundial de café e de segundo maior consumidor do produto.

Estes são apenas dois dos principais produtos de exportação do estado, que impulsionam o desenvolvimento, geram empregos e deixam Rondônia em situação privilegiada, no momento em que o país enfrenta retração econômica. A tudo isto são somados o compromisso com a sustentabilidade.

Os produtores são conscientizados a respeito da preservação da floresta e fauna nativa, e a proteção das fontes de água. A busca do equilíbrio ambiental entre flora, fauna e o café é uma constante e assegura a preservação de uma das maiores biodiversidades do mundo.

ASSISTÊNCIA

Os pequenos produtores rurais também são assistidos pelo governo de Rondônia, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No município de Vilhena, 40 famílias filiadas à Associação de  Pequenos Produtores Rurais  Planalto dos Parecis recebem pelo fornecimento de frutas, verduras, hortaliças  e legumes para as entidades cadastradas. Em 2015, a previsão é de que receberão R$ 380.502,08 pelo programa. Na medida em que os produtos forem entregues, os recursos serão depositados nas contas.

O governador Confúcio Moura tem dedicado especial atenção na transformação de antigas pequenas propriedades rurais em agroindústrias. Este setor deve ser contemplado com créditos de mais R$ 50 milhões em 2015, dinheiro que vem dos bancos que financiam os projetos agroindustriais no estado, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia.

Entre outro meios, o fortalecimento da agricultura se concretizará com as informações que serão geradas pela Base Cartográfica Digital de Rondônia, que foi lançada em março deste ano, em Vilhena, e avança para todo o estado. Este serviço é realizado pela Divisão de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam. O trabalho apoia-se na geociência e utiliza imagens do satélite RapidEye e dos dados colhidos em terra para estabelecer o perfil de hidrografia, vegetação e planimetria do estado.

Esses dados, após processados, indicarão, por exemplo, onde determinadas culturas podem ser exploradas e onde há riscos. A cartografia digital é uma ferramenta que produz avanços às gestões e que logo estarão sendo utilizadas por todos os estados brasileiros.

VITRINE

O potencial da agricultura estadual estará, em maio deste ano, na maior vitrine do setor na região, Feira Rondônia Rural Show, que acontecerá de 27 a 30 de maio, no Parque Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.

O evento atrai, há quatro anos, investidores, expositores e visitantes de todas as regiões brasileiras. É previsto que o fechamento de uma movimentação de R$ 700 milhões em propostas para o agronegócio, o que significa R$ 150 milhões a mais do que no ano passado.

Texto: Decom
Fotos: Bruno Corsino

Agricultura, Agropecuária, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Rondônia, Terceiro Setor