Governo de Rondônia
26/04/2024

MORADA NOVA

Sorteio de endereços do residencial Cristal da Calama, em Porto Velho, é a penúltima fase do empreendimento no programa Morada Nova

23 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A secretária adjunta Vilma Alves esteve com a nova moradora do Cristal da Calama

Natália Santos tem duas filhas e durante muito tempo morou com elas no bairro Mucambo, no centro de Porto Velho. Porém isso mudaria em 2014, quando a maior enchente do Rio Madeira destruiu praticamente tudo. Além das filhas, ela só conseguiu salvar uma geladeira. Morando de aluguel, ela decidiu então concorrer a uma casa pelo programa Minha Casa, Minha Vida, através do Morada Nova em Rondônia, até que o grande dia chegou.

Sorteada para o residencial Cristal da Calama, cada passo é comemorado com muita alegria, inclusive este em que ela soube o qual seria a sua casa dentro do empreendimento. “O sorteio foi no dia do meu aniversário de 30 anos. Foi o melhor presente que eu poderia receber”, revelou.

O sorteio de endereços aconteceu na sede social do Sindeprof e revelou à 206 pessoas onde elas irão morar em breve. A previsão de entrega das casas é o próximo mês, quando o acesso ao residencial deve ser concluído. Com isso restam pouco mais de 900 pessoas, já com financiamento aprovado, a serem sorteadas para vistoria e mudança para o novo lar. “São 2.941 unidades. Nós fizemos um sorteio de endereços de 1.763 delas e agora foram 203 mais três que desistiram no primeiro, somando 206 novos quase moradores, totalizando 1.969. O próximo passo é a vistoria, que acontece nos dias 27 e 28, no período da manhã. Desse processo faltarão apenas 972 famílias a conhecerem os endereços”, explica José Gadelha, coordenador de habitação da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEAS).

A secretária adjunta Seas, Vilma Alves, acompanhou de perto o sorteio e evidenciou que esta é a penúltima etapa do empreendimento em Porto Velho, mas que ainda há muito trabalho a ser desenvolvido em todo o estado. “O programa Minha Casa, Minha Vida, no primeiro momento, era para oferecer pouco mais de 5 mil unidades habitacionais. Porém, houve o interesse do governo do estado em criar, o programa Morar Melhor para contratar mais unidades habitacionais. Foram 121 milhões de reais disponibilizadas só em Rondônia para chegar às 20 mil unidades contratadas, projeto em andamento desde 2011 e o objetivo é que até o próximo ano a gente faça a entrega de todas elas”, explicou.

Programas Habitacionais

Ao todo são 30 residenciais, uns em construção e outros já entregues em todo o estado, com aproximadamente 20 mil unidades habitacionais distribuídas em sete municípios (Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura e Jaru). Ao todo são pouco mais de 18 mil casas na área urbana e aproximadamente 1500 na área rural.

Leia Mais 

 Mais de 100 vagas em cursos profissionalizantes são oferecidos a moradores do Orgulho do Madeira em Porto Velho

 Sorteio da última etapa do Orgulho do Madeira beneficia mais de 1.400 famílias em Porto Velho; confira lista dos contemplados


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Habitação, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo