23/04/2024

AUXÍLIO

Grávidas do sudoeste de Rondônia recebem kit enxoval do programa “Mamãe Cheguei”

24 de julho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Programa “Mamãe Cheguei” tem como objetivo motivar as mamães a participarem das consultas do pré-natal.

Mamães da região sudoeste de Rondônia serão beneficiadas com kit enxoval do Programa “Mamãe Cheguei”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que tem como principal objetivo motivar as mamães a participarem das consultas do pré-natal, valorizando as ações da assistência ao pré-natal, parto e nascimento, contribuindo para a diminuição da mortalidade materna e neonatal, fortalecendo os serviços socioassistenciais junto às gestantes em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Os kits de enxovais foram recebidos pelo secretário-executivo do Governo de Rondônia, na regional de Rolim de Moura, Adeilso da Silva, e pela gerente regional da Seas, Fabiana Renata.

Cada kit é composto por: um travesseiro, um jogo de lençol com três peças, dez fraldas de tecido, três jogos de pagões, um macacão longo sem pé, um macacão curto, três conjuntos de camisetas sem manga e mijão, quatro pares de meia, um cueiro, uma toalha de banho com capuz, uma bolsa maternidade, três camisetas sem manga, um sabonete para bebe em barras, três sapatinhos, duas fitas adesivas, duas calças plásticas nº 3, duas calças plásticas nº 2, 50 fraldas descartáveis e uma banheira.

“O Programa Mamãe Cheguei é uma ação que mexe com o emocional das futuras mamães, traz o benefício dos cuidados com o pré-natal e de toda a gestação, e no final a mamãe ainda recebe um kit enxoval completo. É uma ação coordenada pela primeira-dama e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, que vem alavancando a assistência social em Rondônia, tirando muitas famílias da vulnerabilidade social. Parabéns à primeira-dama e toda a equipe da Seas”, disse Adeilso da Silva.

MAMÃE CHEGUEI

O Programa Mamãe Cheguei é uma das diversas ações desenvolvidas pela Seas em parceria com as secretarias municipais de assistência social e saúde. Os kits são distribuídos para gestantes inscritas no Cadastro único (CadÚnico) em situação de vulnerabilidade social e que estejam sendo acompanhadas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

CRITÉRIOS DE PRIORIZAÇÃO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA

a) Gestantes acompanhadas pelo Programa Federal Criança Feliz;

b) Gestantes que possuam menor renda per capita familiar;

c) Gestantes que possuam maior número de filhos;

d) Gestantes com histórico de situação de violência doméstica e familiar;

e) Gestante que possua em seu núcleo familiar pessoas com deficiência e/ou idosos,

f) Incapazes de prover o seu próprio sustento.

CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA

a) Realizar o pré-natal através do Sistema Único de Saúde – SUS;

b) Estar com caderneta da gestante devidamente atualizada – Cartão da gestante;

c) Ser acompanhada pela equipe de referência do Cras, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à

Família (Paif) ou Serviço de Convivência e Fortalecimento.

A gerente regional da Seas, Fabiana Renata, explica que os kits são distribuídos a partir da trigésima semana de gestação e até 60 dias após o nascimento do recém-nascido. “Os kits que chegaram, já estão todos com destino certo para as mamães que foram cadastradas pelos municípios da região da Zona da Mata. O cadastro foi realizado antecipadamente, para evitar qualquer tipo de favorecimento, mostrando a lisura do programa para a sociedade”, pontuou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros

Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade