Governo de Rondônia
18/04/2024

AGROPECUÁRIA

Suinocultores de Rondônia se reúnem em Ji-Paraná para discutir ações estratégicas de avanço para a cadeia produtiva

24 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Governador de Rondônia Daniel Pereira defende a criação de ações estratégicas para avanço da suinocultura em Rondônia durante seminário

 

Rondônia é um estado que avança em várias frentes de produção agropecuária como o rebanho bovino que é sétimo maior do Brasil, é o maior produtor de peixe de água doce e tem avançado na produção de grãos, agora volta-se a atenção para setores que ainda se projeta de forma tímida no Estado como criação de porcos. Nesta quinta-feira (24) é realizado o 1° Seminário de Suinocultura de Rondônia, em Ji-Paraná com programação até às 16h.

‘‘O estado de Rondônia tem uma tradição de famílias produtoras, só que faltava ter insumos como milho e soja em quantidade e com armazenagem, a suinocultura não acompanhou o crescimento do Estado como a bovinocultura ou a criação de peixes, mas acredito que dar para fazermos um trabalho focado e nos tornamos grandes produtores de carnes suína. Nós temos um mercado interno bastante promissor e também estados e países vizinhos que podem ser abastecidos por Rondônia como o Peru, mas para isso é preciso fazer alguns ajustes e esse seminário é um marco inicial’’, disse o governador de Rondônia, Daniel Pereira, durante a abertura do seminário.

Adriano Scheffer aponta que incentivo do governo deve impulsionar a produção

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), José Paulo Gonçales, o maior rebanho de suínos do Estado está localizado no município de Nova Mamoré, mas também está presente em outras cidades como Cacoal, Porto Velho e Machadinho do Oeste.

‘‘Nós temos um rebanho de 220 mil cabeças que vai desde a produção de fundo de quintal até aquela tecnificada que tem uma carne de excelência, uma produção pequena que leva as plantas frigoríficas ainda ficarem ociosas’’, afirma o secretário. Em contrapartida mais 70% da população de Rondônia é abastecida com carne suína que vem de outros estados, especialmente do Mato Grosso, mas também do Paraná; Acre e Santa Catarina.

‘‘Aqui os produtores estão dispersos e a produção de grãos que serve de ração fica distante ao contrário de Mato Grosso onde os suinocultores também são produtores de grãos. Temos a situação de Nova Mamoré ter o maior rebanho e não ter milho e em Vilhena tem milho, mas não tem rebanho. Esse deslocamento faz com que a nossa carne seja mais cara que a de Mato Grosso’’, explica o secretário.

Segundo o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Estado de Rondônia (Acsurs), Adriano Scheffer, a suinocultura foi enfraquecendo no Estado devido a entrada de matéria-prima de outros estados. ‘‘A suinocultura foi esquecida, mas agora com o apoio do governo e prefeituras vemos uma luz no fim do túnel, mas entendemos que o suinocultor não deve ficar dependente só do Poder Público, mas estabelecer outras parcerias’’, aponta o presidente.

Eduardo Von Atzingen aponta potencial da suinocultura em Rondônia

Apesar dos gargalos, Scheffer aponta os potenciais os Estado para o avanço da suinocultura como a forte produção de grãos no cone sul do Estado, na região de Ariquemes e ao longo da rodovia 429. Eduardo Von Atzingen da Maxi Nutrição Animal de Goiânia é um dos palestrantes do seminário e abordará às 15h o tema ‘‘Nutrição animal, instalações, controle e manejo’’.

‘‘A suinocultura vem crescendo muito no Norte do Brasil pois ela caminha por onde caminha milho e soja, então eu vejo um grande potencial de suinocultura aqui em Rondônia’’, avalia ele que completa afirmado que o Estado está localizando em uma área estratégica com acesso ao Oceano Pacífico e dele para o mundo inteiro. Eduardo aponta ainda que é necessário padronizar o manejo, as normas de produção e os cuidados ambientais e esse seminário vem para transmitir para o produtor essa ideia que nós temos de padrão de bem estar animal e o controle ambiental’’ disse Eduardo.

A programação ainda inclui discussões sobre os aspectos tributários e ambientais da suinocultura, o programa de sanidade suína e manejo reprodutivo. ‘‘Esse seminário vai fazer um raio-X para identificar e corrigir os pontos negativos e manter os positivos’’, afirma o secretário.

O governador propôs que seja montado um grupo de trabalho envolvendo técnicos do governo, produtores e estudantes de cursos técnicos agropecuários para alinhar ações estratégicas para a suinocultura.  ‘‘Não é para fazer a visita de um dia, mas passar uma semana acompanhando a rotina da produção, levantar cedo com o produtor para ver como o produtor faz e ter lohal para desenvolver o modelo que der certo no Estado’’, assegura o governador.

Leia mais sobre a 7ª RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo