Governo de Rondônia
23/04/2024

ESPORTE ESCOLAR

Superar as dificuldades é uma lição tirada dos treinos de badminton no distrito de Iata, em Guajará Mirim

22 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe de badminton representando Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau

Jovens em idade escolar que viram no Jogos Escolares de Rondônia (Joer) uma satisfação em estar na escola e força para superar as dificuldades de quem mora na zona rural. Assim são os três alunos do badminton que estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Eurico Gaspar Dutra, que moram no distrito de Iata, zona rural de Guajará Mirim, distante 330 quilômetros da capital, Porto Velho.

São jovens estudantes atletas, que participaram Joer na etapa estadual e foram classificados para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), no período de 15 a 30, em Blumenau (SC), competição para estudantes de 12 a 17 anos de todo o Brasil.

Rondônia é representada no brasileiro escolar desde que foi implantada a modalidade, há três anos no Joer. Em Blumenau, seis atletas, sendo três do distrito de Iata, dois de Vilhena e um de Ji-Paraná, nos gêneros masculino e feminino infantil e juvenil, participam do evento esportivo.

Estudar, treinar e acordar bem cedo fazem parte da rotina diária deles, além de ajudar os pais nos respectivos sítios e, ainda, garantir notas altas na escola. Eles já estão em Blumenau. Nesta sexta-feira (22) iniciaram na competição, que conhecerá o campeão no dia 25.

O professor Marconi Lessa, técnico dos atletas do Iata, está confiante e fala dos estudantes como se fossem filhos, frutos do trabalho na educação. “Eles são guerreiros. Não faltam às aulas nem aos treinos, são dedicados. Dentro do esporte eu os acolhi como filhos. Eles são incríveis!”

Atleta Estevão Duarte, da escola estadual Presidente Gaspar Dutra, do distrito de Iata, venceu a primeira partida contra o representante do Espírito Santo

PERSISTÊNCIA E SIMPLICIDADE

Estevão Diniz Duarte, 14 anos, cursa o 8° ano, na E.E.E.F. Presidente Eurico Gaspar Dutra, é um dos atletas de referência no badminton rondoniense. No currículo, além das notas, o trabalho familiar tem uma lição de persistência e simplicidade. “Acordo as 5h nas segundas e terças-feiras para os treinos de badminton. Ajudo em casa minha mãe, com a horta, e meu pai em algumas diárias que ele faz na roça. Vou à escola todos os dias, minha casa são 25Km até a escola. Tiro notas boas nas disciplinas de matemática, ciências, sociologia, história e educação física,” comentou Estevão.

Os pais são os grandes apoiadores, não medem esforços para ver o filho dedicado ao esporte, mas sempre fazem um alerta sobre os estudos. “O esporte está ajudando ele a se dedicar melhor aos estudos, e fazer os trabalhos da escola, por isso apoio ele a praticar esporte” disse José Dias Duarte, pai de Estevão, que foi 1° colocado no Joer e representa Rondônia no JEJ.

O companheiro deles na busca pela boa colocação na competição é o professor de educação física Marconi Jorge Lessa Ferreira, que atua na escola Presidente Eurico Gaspar Dutra, há seis anos, desde que tomou posse no concurso.

Durante a semana ele vai à casa dos estudantes em Iata, mais parece um integrante da família de cada um. Recebido pelos pais com sorriso no rosto e sempre dispostos a ouvir os o conselhos do professor. Ele leciona três dias na semana: segunda, terça e quarta-feira, e na quinta e sexta complementa a carga horária em uma escola na cidade de Guajará-Mirim.

O pai de Estevão disse que confia no professor. “Ele é uma pessoa que tem responsabilidade e espero que ele conquiste seus sonhos e tenho muito orgulho dele também”, elogiou.

O professor ama a profissão e se dedica ao ver todo o esforço diário dos alunos para chegarem á escola em busca de um futuro melhor. “Muitos deles são alunos que vivem apenas de uma renda básica e eu admiro muito isso, porque eles sempre estão felizes, mesmo sem perceber a necessidade. Isso é motivo para sempre superar as dificuldades da minha rotina de trabalho e na vida social, espero ser sempre exemplo para eles conseguirem ser bons cidadãos para sociedade”, refletiu.

O Joer, evento esportivo-estudantil organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-RO), teve atletas representando 44 municípios, sendo 1.655 atletas, técnicos, além de profissionais que fazem parte do Comitê Organizador e os voluntários: 52 acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física. Os atletas e técnicos campeões do Joer estarão participando dos Jogos Escolares da Juventude, no período de 15 a 30, em Blumenau (SC).

Leia mais:

“Aulão/Bingo Beneficente de Matemática” será neste sábado na Major Guapindaia

Governo avança em acessibilidade com capacitação em Libras de servidores da segurança pública


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima e Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Distritos, Educação, Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo