VALORIZAÇÃO

Superintendência de Cultura credencia artesãos de Rondônia com a entrega de Carteira Nacional

17 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) realizou a entrega de carteiras aos artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em evento que aconteceu no auditório do Museu da Memória Rondoniense (antigo palácio Presidente Vargas), em Porto Velho.

O superintendente Rodnei Paes e a coordenadora de Artesanatos, Wellida Sodré entregam carteiras aos artesãos

A Carteira Nacional do Artesão é emitida pela Sejucel, através do sistema de informações cadastrais  do artesanato brasileiro (Sicab), é a identidade do artesão e garante alguns benefícios ao profissional como: participação em feiras do segmento nacional e internacional, oficinas e palestras e ainda o acesso a incentivo fiscal.

Para o titular da Sejucel, Rodnei Paes, a carteira, além de representar a vitória e valorização dos profissionais do segmento, é importante para gerar o levantamento de dados. “A partir desta data, o Governo do Estado terá um diagnóstico real dos artesãos do estado. Hoje começamos por Porto Velho, e logo mais estaremos indo para o interior, desenvolvendo um trabalho regional e assim nos planejar e organizar as nossas feiras, dando suporte para que os profissionais do segmento possam fomentar, aquilo que eles fazem muito bem. Nossos artesãos, quando participam de importantes feiras nacionais, conseguem se destacar e vender todos os seus produtos, o estande rondoniense sempre é um dos mais visitados.

A trabalhadora Manual Maria de Fátima, comemora a conquista para os profissionais. “Só tenho a agradecer ao Governo do Estado e a Sejucel pelo apoio, porque há muito tempo estamos na luta por essas carteiras. Hoje podemos expor em qualquer parte do Brasil e ter desconto na nossa matéria-prima, porque é um direito nosso, ser reconhecido como profissionais. O meu sustento, meu ganha pão é do artesanato, do trabalho que manual que faço”, disse.

CARTEIRAS

De acordo com a coordenadora de Artesanatos e representante do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Wellida Sodré, para receber a carteira, o profissional do segmento precisa fazer um cadastro online no Sicab e passar por uma entrevista, onde será preenchido um questionário e comprovada a classificação como Artesão ou Trabalhador Manual. “O profissional deve comparecer à Sejucel com os documentos pessoais e fazer uma peça para podermos identificar em qual das duas categorias ele se encaixa, ambos têm o mesmo direito, é apenas uma classificação. Para receber a Carteira Nacional do Artesão, é necessário estar atuando na área.

A coordenadora destacou, ainda, que hoje no estado há cerca de 10 mil artesãos atuando, e que em 2016 o programa de cadastramento será levado para o interior, a fim de diagnosticar todos os profissionais do segmento. “Hoje temos 820 artesãos cadastrados somente na Capital e cerca de 10 mil em todo o estado. O artesanato é um importante propagador da cultura de Rondônia, além de gerar fontes de renda. Somente dentro do estado, o setor gera 50 bilhões por ano”, apontou.

Participaram da solenidade, além do superintendente Rodnei Paes, a vereadora Ana Maria Negreiros, a coordenadora de Artesanatos da Sejucel, Wellida Sodré; o gerente de Cultura, Fabiano Barros; e a diretora-executiva, Bebel Silva.

Texto: Pamela Rosa
Fotos: Carlos Castro